Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Música Popular Sul Americana: da improvisação ao arranjo

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - A


Sala 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

DISCIPLINA CANCELADA

Docentes

Paulo José de Siqueira Tiné

Professor convidado

Potiguara Menezes

Critério de Avaliação

Trabalhos escritos, expositivos e participação na sala de aula.

Bibliografia

ARAÚJO, Fabiano. Música popular brasileira e o paradigma audiotátil: uma introdução. RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, nº 1, Abril 2018.

CABARETTA, Silvia; NUÑES, Dario, Duarte (coords). Tramas latinoamericanas para una educación plural.La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2020.

CORTI, Berenice. Miguel Zenón y Letieres Leite: Dos casos de reconfiguración de la escena jazzística latinoamericana. Puerto Rico: VIII Congreso de La IASPM-LA, 496-504.

ELÍA, Eduardo. La composición en la música improvisada. Relación entre lo escrito y lo improvisado en la música de jazz . Villa Maria (Córdoba, Argentna):Anais do 1o Congreso Internacional de Música Popular: Epistemologia, Didactica y Producción, p. 242-250. 

KEES, Damian Rodrigues. Lliliana Herrera: Vanguadia y Canción Popuar. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2006

ROME, Santiago. La canción y la academia: desencuentros, debates y perspectivas. CLANG, No 5, e003. Diciembre de 2018.

TORRES, Pablo Palácios; CORTEZ, Ismael. El compositor como intelectual en la América Latina: Gustavo Schmith y los limites de la nueva canción chilena.  CLANG, No 6, e008, 2020.

Conteúdo

Os tópicos de discussão e práticas muicais se fazem a partir dos artigos e capítulos de livros da bibliografia

Metodologia

Aulas expositivas e práticas a partir dos tópicos abordados.

Observação