Tópicos Especiais em Arte e Contexto
SubtítuloArtes performativas, saberes tradicionais, práticas meditativas
AC401 - A
-Presença
-participação nas aulas e exercícios
- trabalho escrito final
ANALAYO – Satipatthãna: the direct path of realization –Cambridge, Windhorse publication, 2003.
BAAS, Jacquelynn; JACOB, Mary Jane (org) – Buddha Mind in Contemporary Art – Berkley/Los Angeles/London, University of California Press, 2004
BOURRIAUD, Nicolas – Formas de Vida: a arte moderna e a invenção de si – São Paulo, Martins Fontes, 2011.
BASHÔ, Matsuo – Sendas de Oku – São Paulo, Roswitha Kempf editores, 1983.
CLASTRES, Pierre – A Fala Sagrada: Mitos e Cantos Sagrados Guarani – São Paulo, Campinas, 1990.
COX, Rupert A. – The Zen Arts: an anthropological study of the culture of aesthetic form in Japan – New York, RoutledgeCurzon, 2003.
FOUCAULT, Michel – Hermenêutica do Sujeito – São Paulo, Martins Fontes, 2006.
GOLDBERG, Natalie – Writting Down the Bones , Colorado, Shambal, 2016
GUATTARI, Félix – As 3 Ecologias – Campinas, Papirus, 1980.
HADOT, Pierre – Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga – São Paulo, É Realizações, 2014.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce – A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami – São Paulo, Companhia das Letras, 2015.
QUILICI, Cassiano Sydow – O ator-performer e as poéticas de transformação de si – São Paulo, ed. Annablume, 2015.
SLOTERDIJK, Peter – Has que Cambiar tu Vida – Valencia, Pre-textos, 2013
TURNER, Victor – Do Ritual ao Teatro: a seriedade humana do brincar – Rio de Janeiro , UFRJ, 2015.
YUASA, Yasuo – The Body: Toward an Eastern Body-Mind Theory –N.York, State University of N.York Press, 1988.
VARELA, Francisco J. ; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor – De Cuerpo Presente: las ciencias cognitivas y la experiencia humana – Barcelona, Gedisa, 2011.
WILLIAN, J. Mark G.; KABAT-ZINN, Jon – Mindfulness: diverses perspectives on its meaning, origins and applications – London/N.York, Routledge, 2013.
ZIZEK, Slavoj – Acontecimento: uma viagem filosófica através de um conceito – Rio de Janeiro, Zahar, 2017.
O curso pretende abordar relações possíveis entre artes performativas e saberes tradicionais, enfatizando especialmente práticas meditativas de origem budista, em processos de criação e formação continuada do/a artista. A hipótese de trabalho consiste na convicção de que tais encontros podem produzir importantes questionamentos sobre o lugar e a função das artes performativas no mundo contemporâneo, além de dispositivos práticos de treinamento. Formação e atuação em campo expandido.
A abordagem será teórico-prática, abordando-se inicialmente questões e conceitos gerais, como as relações entre arte e espiritualidade em contextos tradicionais e contemporâneos, e noções como “cuidado”, “cultivo”, “caminho”, “exercício”. Interessa-nos problematizar criticamente a assimilação de procedimentos tradicionais em contextos atuais, a partir da discussão do colonialismo.
Paralelamente, serão desenvolvidas propostas de práticas artísticas e reflexões, a partir do estudo de fontes tradicionais do budismo do sul (Theravada) e de seu diálogo com referências culturais brasileiras, inclusive indígenas e africanas, tendo em vista a necessária transformação das formas de vida em função das graves crises que vivemos.
Tópicos
- Artes performativas e a crise das formas de vida
- Processos de criação e construção de conhecimento: encontros com saberes tradicionais.
- Artes e espiritualidades (religiosas e filosóficas) em contextos tradicionais
- Exercício e ascese. Conceitos de cuidado e cultivo.
- Artes performativas e a questão dos rituais.
- Arte moderna/contemporânea e diálogos com o budismo.
- Referências tradicionais budistas: a questão do sofrimento e sua superação.
- O campo da prática: ética, meditação e discernimento.
- Qualidades de atenção e a noção de sati.
- Absorções, diluições e incorporações na sociedade contemporânea. Questões políticas
- Avaliação das propostas práticas
-Aulas expositivas
- Discussões
- Práticas e exercícios
- Compartilhamentos criativos