Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

Artes performativas, saberes tradicionais, práticas meditativas

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - A


Sala AC03
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Cassiano Sydow Quilici

Critério de Avaliação

-Presença

-participação nas aulas e exercícios

- trabalho escrito final

Bibliografia

ANALAYO – Satipatthãna: the direct path of realization –Cambridge, Windhorse publication, 2003.

BAAS, Jacquelynn; JACOB, Mary Jane (org) – Buddha Mind in Contemporary Art – Berkley/Los Angeles/London, University of California Press, 2004

BOURRIAUD, Nicolas – Formas de Vida: a arte moderna e a invenção de si – São Paulo, Martins Fontes, 2011.

BASHÔ, Matsuo – Sendas de Oku – São Paulo, Roswitha Kempf editores, 1983.

CLASTRES, Pierre – A Fala Sagrada: Mitos e Cantos Sagrados Guarani – São Paulo, Campinas, 1990.

COX, Rupert A. – The Zen Arts: an anthropological study of the culture of aesthetic form in Japan – New York, RoutledgeCurzon, 2003.

FOUCAULT, Michel – Hermenêutica do Sujeito – São Paulo, Martins Fontes, 2006.

GOLDBERG, Natalie – Writting Down the Bones , Colorado, Shambal, 2016

GUATTARI, Félix – As 3 Ecologias – Campinas, Papirus, 1980.

HADOT, Pierre – Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga – São Paulo, É Realizações, 2014.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce – A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami – São Paulo, Companhia das Letras, 2015.

QUILICI, Cassiano Sydow – O ator-performer e as poéticas de transformação de si – São Paulo, ed. Annablume, 2015.

SLOTERDIJK, Peter – Has que Cambiar tu Vida – Valencia, Pre-textos, 2013

TURNER, Victor – Do Ritual ao Teatro: a seriedade humana do brincar – Rio de Janeiro , UFRJ, 2015.

YUASA, Yasuo – The Body: Toward an Eastern Body-Mind Theory –N.York, State  University of N.York Press, 1988.

VARELA, Francisco J. ; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor – De Cuerpo Presente: las ciencias cognitivas y la experiencia humana – Barcelona, Gedisa, 2011.

WILLIAN, J. Mark G.; KABAT-ZINN, Jon – Mindfulness: diverses perspectives on its meaning, origins and applications – London/N.York, Routledge, 2013.

ZIZEK, Slavoj – Acontecimento: uma viagem filosófica através de um conceito – Rio de Janeiro, Zahar, 2017.

Conteúdo

O curso pretende abordar relações possíveis entre artes performativas e saberes tradicionais, enfatizando especialmente práticas meditativas de origem budista, em processos de criação e formação continuada do/a artista.  A hipótese de trabalho consiste na convicção de que tais encontros podem produzir importantes questionamentos sobre o lugar e a função das artes performativas no mundo contemporâneo, além de dispositivos práticos de treinamento. Formação e atuação em campo expandido.

A abordagem será teórico-prática, abordando-se inicialmente questões e conceitos gerais, como as relações entre arte e espiritualidade em contextos tradicionais e contemporâneos, e noções como “cuidado”, “cultivo”, “caminho”, “exercício”. Interessa-nos problematizar criticamente a assimilação de procedimentos tradicionais em contextos atuais, a partir da discussão do colonialismo.

Paralelamente, serão desenvolvidas propostas de práticas artísticas e reflexões, a partir do estudo de fontes tradicionais do budismo do sul (Theravada) e de seu diálogo com referências culturais brasileiras, inclusive indígenas e africanas, tendo em vista a necessária transformação das formas de vida em função das graves crises que vivemos.

Tópicos

- Artes performativas e a crise das formas de vida

- Processos de criação e construção de conhecimento: encontros com saberes tradicionais.

- Artes e espiritualidades (religiosas e filosóficas)  em contextos tradicionais

- Exercício e ascese. Conceitos de cuidado e cultivo.

- Artes performativas e a questão dos rituais.

- Arte moderna/contemporânea e diálogos com o budismo.

- Referências tradicionais budistas: a questão do sofrimento e sua superação.

- O campo da prática: ética, meditação e discernimento.

- Qualidades de atenção e a noção de sati.

- Absorções, diluições e incorporações na sociedade contemporânea. Questões políticas

- Avaliação das propostas práticas

Metodologia

-Aulas expositivas

- Discussões

- Práticas e exercícios

- Compartilhamentos criativos

Observação