Turma AC302 - Tópicos Especiais em Encenação - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Encenação

Subtítulo

Representação em contexto sagrado

Cód. Disciplina - Turma

AC302 - B


Sala AC03
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC302 - Tópicos Especiais em Encenação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

A disciplina terá inicio em 15/03/2023. 

Aceita-se matrículas de estudantes especiais - no máximo duas, condicionadas a disponibilidade dentro do número total de vagas oferecidas para estudantes regulares.

Docentes

Grácia Maria Navarro

Critério de Avaliação

Frequência.

Participacão nas leituras dramáticas, seminários e mesas redondas.

Entrega de trabalho escrito.

 

Bibliografia

CASTAGNA, Paulo. A Procissão Do Enterro: Uma Cerimônia Pré-Tridentina Na América Portuguesa. In JANCSÓ, István; KANTOR, Iris (Orgs). Festa. Cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: HUCITEC/ EDUSP/ FAPESP/ Imprensa Oficial, 2001.

CAMPOS, João da Silva. Procissões Tradicionais da Bahia. Salvador Conselho Estadual de Cultura da Bahia, 2001.

GARRIDO, Eduardo. Martyr do Calvário. Rio de Janeiro, Typ America, 1904.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reino do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

__________________. Performances do tempo espiralar. In RAVETTI, Graciela e ARBEX, Márcia (organizadoras). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2002.

___________________. Uma Coreografia Ritual: As Trilhas dos Orixás em Sortilégio. Source: Callaloo, Vol. 18, No. 4, Literatura Afro-Brasileira: Um Número Especial (Autumn, 1995), pp. 1024-1030 Published by: The Johns Hopkins University Press Stable URL: http://www.jstor.org/stable/3298934. 

NASCIMENTO, Abdias. Sortilégio. São Paulo: Perspectiva; coedição: Ipeafro, 2022.

REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas: irmandades negras, experiências escravas e identidades africanas na Bahia setecentista. 2005. 244p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599650. Acesso em: 8 set. 2022.

SANTOS, Vagner José Rocha. A Irmandade do Rosário dos Pretos do Pelourinho: História de Fé, (Re) Existência e Comida. Uberlândia-MG: X COPENE, 2018. Disponível: https://www.copene2018.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1527603628_ARQUIVO_ArtigoXCOPENE_VagnerRocha_AIrmandadedosPretosdoPelourinho.pdf  Acesso em 18/10/2022.

SIMAS, Luiz Antonio. O Corpo Encantado das Ruas (4ª.edição). São Paulo: Civilização
Brasileira, 2019.

SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a forma social negro brasileira. Rio de Janeiro: Editora
Mauad, 2019.

Conteúdo

A partir da leitura dramática da peça "Sortilégio", de Abdias Nascimento e da peça: "O Martyr do Calvário",  de Eduardo Garrido,  tecer reflexões sobre a representação cênica do sagrado na cena teatral e no contexto religioso, a partir de miradas para o Candomblé, o Congado e a Paixão de Cristo na semana santa católica.

Metodologia

Articulação entre leituras dramáticas, aulas expositivas, pesquisa bibliográfica e audiovisual, seminários e mesas redondas de discussões.

 

Observação

A disciplina demanda leituras prévias de textos para discussão em sala.