Turma DE625 - Seminários Avançados I - Turma A

Nome

Seminários Avançados I

Subtítulo

Internet e redes sociais: imagens em movimento

Cód. Disciplina - Turma

DE625 - A


Sala a determinar
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE625 - Seminários Avançados I
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Iara Aparecida Beleli

Critério de Avaliação

Participação em aula

Seminários

trabalho de final de curso

Bibliografia

A bibliografia será apresentada na primeira aula do curso, articulando autoras e autores de áreas disciplinares diversas, com ênfase na comunicação.

Conteúdo Programático:  audio visual e os estudos culturais; interfaces sócio-técnicas; redes sociais e mídia institucionalizada; os significados da produção horizontalizada do audio visual; o fazer social midiático.

Conteúdo

Para além de uma tecnologia, a internet é um meio de comunicação composto de formas organizativas e sua abrangência não se reduz às redes sociais, por isso o título deste curso separa os termos por uma conjunção. Pensando a comunicação como produtora de representações que, ao mesmo tempo, constitui os sujeitos, mas também são constituídas por esses sujeitos, este curso propõe uma reflexão sobre os nós que compõem este emaranhado, perguntando se, e como, as novas tecnologias de comunicação impulsionam o partilhamento de valores ao expressar as moralidades que constituem formas de ser e viver em sociedade. As discussões sobre esses nós serão complexificadas à luz das diferenças (de gênero, raça/etnia, sexualidade, nacionalidade, localização, entre outras), recorrentemente acionadas na produção de conteúdos em variadas mídias que, muitas vezes, não problematizam a discussão sobre violência e suas várias configurações.

Metodologia

Serão discutidos dois artigos em cada aula, iniciando com a apresentação dos pontos principais e como se articulam. Na segunda parte, o corpo discente coloca suas questões e/ou interpretações dos textos, de modo a estabelecer um debate sobre os temas. 

Observação

Há possibilidade de incluirmos alunos/as especiais (no máximo 3), que serão discutidos caso a caso.