Turma AV023 - Arte, Paisagem e Natureza - Turma A

Nome

Arte, Paisagem e Natureza

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV023 - A


Sala AP08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV023 - Arte, Paisagem e Natureza
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Disciplina teórico-prática estruturada a partir de contextualizações da produção em arte contemporânea permeada pela análise prática e discursiva de um grupo de artistas e projetos vinculados a esta vertente artística.

Docentes

Sylvia Helena Furegatti

Critério de Avaliação

Indicação e Resenha de um texto referencial (individual) – peso 4;

Elaboração e apresentação de um Projeto de Residência Artística em outras paisagens (individual) - peso 6

Bibliografia

ALMÁRCEGUI, Lara. Demoliciones, huertas urbanas, descampados. Boletín CF+S 38/39. Arquitectura del siglo XXI: más allá de Kioto. Madrid, Espanha, março, 2006, pags. 174 a 181. Disponível em: http://habitat.aq.upm.es/boletin/n38/alalm.html Acesso em: 10/10/2017.

ARDENNE, Paul. Un arte contextual. Creacion artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Murcia: Cemdrac ed. s/d.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo, Martins Fontes, 2007.

COCCIA, Emanuele. Mente e Matéria ou a vida das plantas. Revista Landa, UFSC, vol. 1, n.02, 2013, pags. 197 a 220. Disponível em: http://www.revistalanda.ufsc.br/PDFs/ed2/Emanuele%20Coccia.pdf

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

DANTO, Arthur. O descredenciamento filosófico da arte. Belo Horizonte: Autêntica Ed, 2014.

DURINI, Lucrezia De Domizio et al. Diary of Seyxhelles. Joseph Beuys. Difesa della Natura. Milão: Charta, 1996.

KAPROW, Allan. The blurring of art and life. Berkeley: University of California Press, 1993.

KASTNER, Jeffrey (ed). Nature. Londres: Whitechappel e MIT Press, 2012.

LACY, Suzanne(ed). Mapping the Terrain. Washington: Bay Press, 1996.

MADERUELO, Javier. (org) Paysage y Arte. Madrid: ABADA Editores, 2007

________________. El paisaje. Génesis de un concepto. Madrid: ABADA Editores, 2007

SALGUEIRO, Heliana Angotti (coord) Paisagem e Arte. S.P.: Fapesp: CBHA, 2000.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SERRÃO, Adriana Veríssimo (coord.) Filosofia e Arquietura da Paisagem. Intervenções. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

SIMMEL, Georg. Filosofía del Paisaje. Madrid: Casimiro Libros, 2013.

TASSINARI. Alberto. O espaço moderno. São Paulo: ed. Cosac & Naif, 2001.

TUAN, Yu Fu. Topofilia. Um estudo da percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. SP: Diffel, 1980.

ZUKIN, Sharon. Paisagens do século XXI: notas sobre a mudança social e o espaço urbano. In: ARANTES, A. (org) O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.

WANNER, Maria Celeste de Almeida. Paisagens sÍgnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2010.

Conteúdo

- Apresentação de estudos teórico-práticos conhecidos estabelecidos dentre arte, natureza e paisagem na contemporaneidade;

- O campo da Arte como uma planta hibrida: entrelaçamentos; combinatórias e borrões com outros campos de conhecimento;

- Classificar, Categorizar e Interpretar a partir de Anne Geene;

- O Sistema Mundo de Milton Santos;

- Novas Derivas, Narração, Espaço real e ficcional;

- Jardins, Ruínas, Terrenos vazios e Desertos - análise sobre sua presença e significação nas artes visuais;

- A dinâmica da constituição da Paisagem segundo Javier Maderuelo;

- Artistas representativos e suas produções;

Metodologia

Aulas expositivas; Exercícios poéticos; Elaboração e discussão de projetos práticos a partir dos contextos desenvolvidos ao longo das aulas.

Observação