Turma AV046 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte II - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte II

Subtítulo

Análise das Imagens de Artistas Viajantes Europeus no Brasil a partir de obras de artistas contemporâneos que buscam reinterpretar a memória colonial

Cód. Disciplina - Turma

AV046 - A


Sala DM01 - Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV046 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte II
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

início das aulas dia 08/08/2023

Docentes

Maria José de Azevedo Marcondes

Critério de Avaliação

A avaliação considerará :

1-  participação em sala de aula, debates teóricos-metodológicos,

2- capacidade de relacionar as imagens e os debates  da fundamentação teórica nos quais se inserem,

3- Realização de Seminário em duplas

4- Desenvolvimento de  monografia sobre imagens e práticas artísticas decoloniais .

 

Bibliografia

Bibliografia:

ANJOS, Moacir ( curador)  . Catálogo da Exposição Necrobrasiliana , Curitiba: Museu Paranaense, 2022

BRIENEN, R.P.  Albert Eckout : Visões de um Paraíso Selvagem.São Paulo: Editora Capivara, 2010.

CORREIA do Lago, Bia; CORREIA do Lago, Pedro, DUPARC, F.J. . Frans Post .Obra Completa 1612-1680. São Paulo: Editora Capivara, 2009.  

Debret, Jean Baptiste . Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. (Org. e prefácio) LEENHARDT , Jacques  . São Paulo . Imprensa Oficial do Estado,2016.

DIENER,P. COSTA,M. F..  Rugendas e o Brasil , São Paulo: Editora Capivara, 2012

Catálogo da Exposição L’Ateler Tropical: Jean – Baptiste Debret: peinters, écrivants et savantes français au Brésil ( 1816=1850) ., Leenhardt , Jacques (org.)  Paris : Maison Amerique Latine,2016.

HERKENHOFF, Paulo.  Glória: o grande caldo , in: Adriana Varejão. São Paulo: Takano Editora Gráfica, 2001  

MARCONDES,M.J.A. Les Paysages du Sud: paysages critiques et dystopies , in Revue Artelogie (online),número 10, abril 2017  

SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras ,1993

MIGNOLO, Walter. The darker side of Western Modernity : Global Futures , Decolonial Option.Durhan:Duke University Press ,2011.

MBEMBE, Achile. O tempo que se agita, in :  Pedrosa, Adriano; Carneiro, Amanda; MESQUITA, André ( orgs) . Histórias Afro-atlânticas : Antologia, MASP,2022, pp. 157-180.

PEDROSA. Adriano ( curadoria e texto) . Catálogo da Exposição  Adriana Varejão: Histórias às Margens. São Paulo. Museu de Arte Moderna,2013.

SCHARTZ ,Lilian; VAREJÃO, Adriana. Pérolas Imperfeitas. São Paulo: Companhia das Letras , 2008

VOLZ, Jochen (curador) . Catálogo da Exposição Adriana Varejão: Suturas,fissuras ruínas, São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2022.

 

 

Conteúdo

A disciplina propõe-se a apresentar e discutir as imagens (paisagens e cartografia)  produzidas pelos artistas viajantes europeus nos séculos XVII a  XIX com ou sem formação artística da  academia ou dos naturalistas, constantes da Coleção “Brasiliana Iconográfica ”,  a partir  das obras produzidas por artistas contemporâneos que buscam reinterpretar a memória colonial do Brasil, referenciadas por essas imagens e  de textos  críticos  em uma perspectiva “decolonial” da arte.

 

Metodologia

O conteúdo programático será desenvolvido através :

1- Leituras, seminários e debates em sala de aula.

2- Seminários de aprofundamento de uma categoria analítica escolhida no projeto geral da disciplina

3- Análise de casos específicos

4- Trabalhos em dupla

 

 

Observação

-->