Estudos em Artes da Cena
SubtítuloDiante do Antropoceno - artivismo e processos de aterramento
AC400 - B
Diante dos desafios presentes no Antropoceno, a possível época geológica que vivemos, a disciplina pretende apresentar um panorama geral, implicações e questionamentos, de forma transdisciplinar, pautados nos estudos mais recentes publicados por autores das mais diversas áreas do conhecimento. A partir de uma abordagem teórico-prática, com explanações sobre o tema, leitura de textos, estudo do material videográfico, laboratórios corporais, experimentações práticas, dispositivos de criação e atividades externas ao campus, a disciplina buscará criar um campo fértil para que os estudantes possam entrar em contato com a problemática presente e desenvolver ações artísticas que se tornem contribuições das artes da cena para a reflexão e difusão do conhecimento.
Trabalho final prático ou teórico, participação e assuduidade
Como adentrar no Antropoceno? Abertura da disciplina com exposição do tema, bibliografia de base e programa;
Sobre tempo e escala: história geológica da Terra;
Extinções em massa - Juliana Fausto (2022), Elisabeth Kolbert (2015),
Antropoceno: origem do termo, implicações e questionamentos – Crutzen (2006), Crutzen
e Stoermer (2000), Mendes (2020), Marques (2018);
Limites planetários: quais são os riscos – Costa (2022), Danowski e Castro (2018),
Stengers (2015);
Urgências – IPCC (2022): estado da arte das pesquisas sobre Mudanças Climáticas;
Ações antrópicas 1: LIXO – atividade externa
Ações antrópicas 2: USO DA TERRA (agricultura) – Caporal (2004), Carlson (1969)
atividade externa
Ações antrópicas 3: ÁGUA (rios e oceanos) – atividade externa
Aterramento: propostas de Genevieve Azam (2020), Bruno Latour (2020, 2020b), Krenak
(2020, 2020b);
Paisagem multiespécie: o que está para além do humano - Anna Tsing (2019);
Conceber a diversidade: plantas e fungos - Mancuso (2019), Coccia (2018) - atividade
externa;
Artivismo: estudo de obras, grupos e artistas – Raposo (2015);
Apresentação dos projetos artivistas dos estudantes;
Fechamento da disciplina com mostra dos trabalhos e partilha das experiências.
Aulas expositivas, debates e seminários internos