Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma B

Nome

Estudos em Artes da Cena

Subtítulo

Diante do Antropoceno - artivismo e processos de aterramento

Cód. Disciplina - Turma

AC400 - B


Sala Sede do LUME
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC400 - Estudos em Artes da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Diante dos desafios presentes no Antropoceno, a possível época geológica que vivemos, a disciplina pretende apresentar um panorama geral, implicações e questionamentos, de forma transdisciplinar, pautados nos estudos mais recentes publicados por autores das mais diversas áreas do conhecimento. A partir de uma abordagem teórico-prática, com explanações sobre o tema, leitura de textos, estudo do material videográfico, laboratórios corporais, experimentações práticas, dispositivos de criação e atividades externas ao campus, a disciplina buscará criar um campo fértil para que os estudantes possam entrar em contato com a problemática presente e desenvolver ações artísticas que se tornem contribuições das artes da cena para a reflexão e difusão do conhecimento.

Docentes

Renato Ferracini

Cláudia Regina Garcia Millás

Critério de Avaliação

Trabalho final prático ou teórico, participação e assuduidade

Bibliografia

Conteúdo

  1. Como adentrar no Antropoceno? Abertura da disciplina com exposição do tema, bibliografia de base e programa;

  2. Sobre tempo e escala: história geológica da Terra;

  3. Extinções em massa - Juliana Fausto (2022), Elisabeth Kolbert (2015),

  4. Antropoceno: origem do termo, implicações e questionamentos – Crutzen (2006), Crutzen

    e Stoermer (2000), Mendes (2020), Marques (2018);

  5. Limites planetários: quais são os riscos – Costa (2022), Danowski e Castro (2018),

    Stengers (2015);

  6. Urgências – IPCC (2022): estado da arte das pesquisas sobre Mudanças Climáticas;

  7. Ações antrópicas 1: LIXO – atividade externa

  8. Ações antrópicas 2: USO DA TERRA (agricultura) – Caporal (2004), Carlson (1969)

    atividade externa

  1. Ações antrópicas 3: ÁGUA (rios e oceanos) – atividade externa

  2. Aterramento: propostas de Genevieve Azam (2020), Bruno Latour (2020, 2020b), Krenak

    (2020, 2020b);

  3. Paisagem multiespécie: o que está para além do humano - Anna Tsing (2019);

  4. Conceber a diversidade: plantas e fungos - Mancuso (2019), Coccia (2018) - atividade

    externa;

  5. Artivismo: estudo de obras, grupos e artistas – Raposo (2015);

  6. Apresentação dos projetos artivistas dos estudantes;

  7. Fechamento da disciplina com mostra dos trabalhos e partilha das experiências.

Metodologia

Aulas expositivas, debates e seminários internos

Observação