Turma DE630 - Seminários Avançados VI - Turma A

Nome

Seminários Avançados VI

Subtítulo

Devires feministas da estética: as disputas pelo sensível

Cód. Disciplina - Turma

DE630 - A


Sala PAGU - Prédio IFCH
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE630 - Seminários Avançados VI
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Atenção: Local da aula, alterado para o PAGU, no prédio do IFCH.

Docentes

Karla Adriana Martins Bessa

Critério de Avaliação

Teremos três tipos de avaliaçāo: 1) produçāo de uma resenha crítica ( escrita e que será apresentada em sala de aula); 2) produçāo de um ensaio critico sobre filmes e temas discutidos ao longo do semestre; 3) autoavaliaçāo (participaçāo e engajamento com as leituras e produções do curso). 

Bibliografia

O detalhamento do programa (leituras obrigatórias e leituras complementares, filmes e outros materiais) será entregue no primeiro dia de aula, juntamente com o cronograma do curso. A bibliografia listada acima é apenas sugestiva dos debates que faremos. Ha versões em português ou espanhol de alguns dos livros que serāo trabalhados e que foram listados na língua original na bibliografia. 

Conteúdo

A partir da pergunta: como o cinema/filme transforma nosso ser/estar no mundo? o curso pretende colocar em diálogo os conceitos-chave dos estudos da imagem e do audiovisual e as epistemologias feministas contemporâneas, com a dupla finalidade de, em primeiro lugar, historicizar conceitos e abordagens e, em segundo, situar o que encontra-se em disputa no atual cenário transnacional, tanto na crítica, quanto nas produções artísticas audiovisuais que desafiaram/desafiam o establishment da arte e fazem contrapontos subversivos e/ou revolucionários. O propósito é de entender a constituição de um campo de estudos, “estudos feministas do cinema/filme/audiovisual”, seus limites e alcances. Realizará tal incursão reflexiva a partir de uma perspectiva que confronta teorias e historiografias do cinema e da arte e dos modos de ler, interpretar e questionar  o cinema e o audiovisual para além da relação entre forma/conteúdo e dos binarismos típicos dos paradigmas analíticos  heteronormativos e falocêntricos.

Conteúdo Programático: 

  1. epistemologias e políticas da diferença (século XX)
  2. Metodologias da Cultura Visual e Audiovisual
  3. Epistemologias feministas em disputa:  feminismos liberais (mov. metoo);  feminismo negro anticolonial, feminismos queer, transfeminismos, ecofeminismos,  feminismos radicais (manifestos do século XXI)
  4. A crítica fílmica e a critica feminista: fluxos e refluxos
  5. Ilusões do realismo
  6. Os limites da Interpretação
  7. Os limites da representação

Metodologia

As aulas consistem em debates e seminários, oficinas   e  envolvendo leituras críticas de textos, fotografias e filmes. . As leituras serão realizadas considerando a diversidade geopolítica de autores/as e diretores/as e a diversidade  e dissidência dos(as) autores/as e filmes. Será privilegiada a produção fílmica realizada na América Latina, mas em diálogo com produções do sul global e das vanguardas internacionais. 

Observação

O detalhamento do programa (leituras obrigatórias e leituras complementares, filmes e outros materiais) será entregue no primeiro dia de aula, juntamente com o cronograma do curso. A bibliografia listada acima é apenas sugestiva dos debates que faremos. Ha versões em português ou espanhol de alguns dos livros que serāo trabalhados e que foram listados na língua original na bibliografia. 

-->