Seminários Avançados VI
SubtítuloDevires feministas da estética: as disputas pelo sensível
DE630 - A
Atenção: Local da aula, alterado para o PAGU, no prédio do IFCH.
Teremos três tipos de avaliaçāo: 1) produçāo de uma resenha crítica ( escrita e que será apresentada em sala de aula); 2) produçāo de um ensaio critico sobre filmes e temas discutidos ao longo do semestre; 3) autoavaliaçāo (participaçāo e engajamento com as leituras e produções do curso).
O detalhamento do programa (leituras obrigatórias e leituras complementares, filmes e outros materiais) será entregue no primeiro dia de aula, juntamente com o cronograma do curso. A bibliografia listada acima é apenas sugestiva dos debates que faremos. Ha versões em português ou espanhol de alguns dos livros que serāo trabalhados e que foram listados na língua original na bibliografia.
A partir da pergunta: como o cinema/filme transforma nosso ser/estar no mundo? o curso pretende colocar em diálogo os conceitos-chave dos estudos da imagem e do audiovisual e as epistemologias feministas contemporâneas, com a dupla finalidade de, em primeiro lugar, historicizar conceitos e abordagens e, em segundo, situar o que encontra-se em disputa no atual cenário transnacional, tanto na crítica, quanto nas produções artísticas audiovisuais que desafiaram/desafiam o establishment da arte e fazem contrapontos subversivos e/ou revolucionários. O propósito é de entender a constituição de um campo de estudos, “estudos feministas do cinema/filme/audiovisual”, seus limites e alcances. Realizará tal incursão reflexiva a partir de uma perspectiva que confronta teorias e historiografias do cinema e da arte e dos modos de ler, interpretar e questionar o cinema e o audiovisual para além da relação entre forma/conteúdo e dos binarismos típicos dos paradigmas analíticos heteronormativos e falocêntricos.
Conteúdo Programático:
As aulas consistem em debates e seminários, oficinas e envolvendo leituras críticas de textos, fotografias e filmes. . As leituras serão realizadas considerando a diversidade geopolítica de autores/as e diretores/as e a diversidade e dissidência dos(as) autores/as e filmes. Será privilegiada a produção fílmica realizada na América Latina, mas em diálogo com produções do sul global e das vanguardas internacionais.
O detalhamento do programa (leituras obrigatórias e leituras complementares, filmes e outros materiais) será entregue no primeiro dia de aula, juntamente com o cronograma do curso. A bibliografia listada acima é apenas sugestiva dos debates que faremos. Ha versões em português ou espanhol de alguns dos livros que serāo trabalhados e que foram listados na língua original na bibliografia.