Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Composição

Subtítulo

Improvisação Contemporânea, Processos Criativos e Cognição Musical

Cód. Disciplina - Turma

MS101 - B


Sala NICS - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE COMUNICAÇÃO SONORA
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

ATENÇÃO: As aulas terão início em 07/03/2024.

A improvisação contemporânea imprimi uma perspectiva processual na compreensão do fazer musical que dialoga com diversas práticas e abordagens, como cognição musical, estudos da criatividade, análise, tecnologia, composição, entre outros. Neste disciplina são abordadas questões históricas, conceituais, analíticas e práticas sobre a improvisação, com ênfase nas produções mais atuais.

Docentes

Manuel Silveira Falleiros

Critério de Avaliação

Critérios de Avaliação:

1) Presença e participação

2) Seminários

3) Criação musical

Bibliografia

BAILEY, Derek. Improvisation: Is Nature and Practice in Music. New York, 1992.
BORGO, Dave. Sync or Swarm: improvising music in a complex age. Continuum. New York, 2005.
FALLEIROS, M. S. Endoconceitos como promotores de rede de associação cognitiva no processo criativo para a Livre Improvisação Musical. In: XII SINCAM – Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais – Pirenópolis/GO, 2015. 
IYER, Vijay. Improvisation, Action Understanding, and Music Cognition with and without Bodies. Oxford: The Oxford Handbook of Critical Improvisation Studies, Volume 1, 2014. 
NUNN, Thomas. Wisdom of the Impulse on the Nature of Musical Free Improvisation. 
PRESSING, Jeff. Improvisation: Methods and Models. In Sloboda, John. Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, Improvisation, and Composition. Oxford ,Clarendon Press, 129-1178. (1998)

(demais bibliografías serão indicadas ao longo do curso)

Conteúdo

Contexto e história da Improvisação Contemporânea, autores e artistas fundamentais;

Características da Improvisação como fluxo e conversa, autonomia criativa;

Modelos de Escuta, Risco, Imaginário, Criatividade e Invenção;

Hipermodernismo e estética da sonoridade;

Modelos, propostas e estratégias em Livre Improvisação;

A palavra-conceito como estopim de fluxo e interação criativa;

Endoconceitos e hipóteses cognitivas no processo criativo;

Ferramentas de análise em práticas de música improvisada;

Exercícios práticos selecionados dirigidos, produção de concerto final.

Metodologia

Aulas expositivas, leitura de textos selecionados e discussões orientadas, audição comentada, atividades práticas em improvisação musical.

Observação

Como o curso prevê uma parte prática, é imprescindível que os alunos toquem algum instrumento musical (tradicionais, digitais, objetos, experimentais, feitos-à-mão, etc.)