Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Composição
Subtítulo
Improvisação Contemporânea, Processos Criativos e Cognição Musical
Cód. Disciplina - Turma
MS101 - B
Sala
NICS - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE COMUNICAÇÃO SONORA
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: As aulas terão início em 07/03/2024.
A improvisação contemporânea imprimi uma perspectiva processual na compreensão do fazer musical que dialoga com diversas práticas e abordagens, como cognição musical, estudos da criatividade, análise, tecnologia, composição, entre outros. Neste disciplina são abordadas questões históricas, conceituais, analíticas e práticas sobre a improvisação, com ênfase nas produções mais atuais.
Docentes
Manuel Silveira Falleiros
Critério de Avaliação
Critérios de Avaliação:
1) Presença e participação
2) Seminários
3) Criação musical
Bibliografia
BAILEY, Derek. Improvisation: Is Nature and Practice in Music. New York, 1992.
BORGO, Dave. Sync or Swarm: improvising music in a complex age. Continuum. New York, 2005.
FALLEIROS, M. S. Endoconceitos como promotores de rede de associação cognitiva no processo criativo para a Livre Improvisação Musical. In: XII SINCAM – Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais – Pirenópolis/GO, 2015.
IYER, Vijay. Improvisation, Action Understanding, and Music Cognition with and without Bodies. Oxford: The Oxford Handbook of Critical Improvisation Studies, Volume 1, 2014.
NUNN, Thomas. Wisdom of the Impulse on the Nature of Musical Free Improvisation.
PRESSING, Jeff. Improvisation: Methods and Models. In Sloboda, John. Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, Improvisation, and Composition. Oxford ,Clarendon Press, 129-1178. (1998)
(demais bibliografías serão indicadas ao longo do curso)
Conteúdo
Contexto e história da Improvisação Contemporânea, autores e artistas fundamentais;
Características da Improvisação como fluxo e conversa, autonomia criativa;
Modelos de Escuta, Risco, Imaginário, Criatividade e Invenção;
Hipermodernismo e estética da sonoridade;
Modelos, propostas e estratégias em Livre Improvisação;
A palavra-conceito como estopim de fluxo e interação criativa;
Endoconceitos e hipóteses cognitivas no processo criativo;
Ferramentas de análise em práticas de música improvisada;
Exercícios práticos selecionados dirigidos, produção de concerto final.
Metodologia
Aulas expositivas, leitura de textos selecionados e discussões orientadas, audição comentada, atividades práticas em improvisação musical.
Observação
Como o curso prevê uma parte prática, é imprescindível que os alunos toquem algum instrumento musical (tradicionais, digitais, objetos, experimentais, feitos-à-mão, etc.)