Turma MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em História e Literatura Musical

Subtítulo

Doutor Fausto, de Thomas Mann - uma abordagem literária e musical

Cód. Disciplina - Turma

MS103 - B


Sala CL08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Por se trata de uma parceria com o professor Mario Luiz Frungillo, do IEL, as aulas serão ministradas em duas manhãss todas as semanas: terças-feiras, das 10 às 11h e quintas-feiras, das 08 às 10h.

Docentes

Carlos Fernando Fiorini

Professor convidado

Mario Luiz Frungillo

Critério de Avaliação

Ao final do semestre os alunos escreverão um breve ensaio sobre os temas abordados durante as aulas. Serão também consideradas a frequência e a participação nas aulas.

Bibliografia

BRADBURY, Malcolm e MCFARLANE, James (org.) Modernismo: guia geral 1890-1930. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BRADBURY, Malcolm. O mundo moderno. Dez grandes escritores. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ELIAS, Norbert. Os alemães. A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

HAMILTON, Nigel. Os irmãos Mann. As vidas de Heinrich e Thomas Mann. Trad. Raimundo Araújo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

HEFTRICH, Eckhard. Vom Verfall zur Apokalypse. Über Thomas Mann. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1982.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século XX. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

MANN, Thomas. Doktor Faustus. Kommentar von Ruprecht Wimmer unter Mitarbeit von Stephan Stachorski. Frankfurt: Fischer, 2007.

MANN, Thomas. Doutor Fausto: A vida do compositor alemão Adrian Leverkühn narrada por um amigo. Trad. Herbert Caro. São Paulo: Companhia das Letras, 2015

MANN, Thomas. A gênese do Doutor Fausto: Romance sobre um romance. Trad. Ricardo F. Henrique. São Paulo: Editora Mandarim, 2001.

MAYER, Arno. A força da tradição. A persistência do Antigo Regime. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

MAYER, Hans. De la literatura alemana contemporanea. Trad. Juan José Utrilla. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1972.

MAYER, Hans. Thomas Mann. Frankfurt: Suhrkamp, 1980

PRATER, Donald. Thomas Mann. Uma biografia. Trad. Luciano Trigo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2000.

ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto I. São Paulo: Perspectiva, 1996.

ROSENFELD, Anatol. Thomas Mann. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo; Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

SEIWERT, Elvira. Beethoven-Szenarien: Thomas Manns "Doktor Faustus" und Adornos Beethoven-Projekt. Stuttgart; Weimar: Metzler, 1995.

STUBBE, Birgit. Thomas Manns “Doktor Faustus” im Fokus der Musik: Ein Mosaik. München: Grin Verlag, 2008.

TRIAS, Eugenio. Conhecer Thomas Mann e sua obra. Trad. Manuel de Seabra. Lisboa: Ulisséia, s.d.

VAGET, Hans Rudolf. Seelenzauber. Thomas Mann und die Musik. Frankfurt: Fischer, 2012.


 

 

Conteúdo

Esta disciplina será desenvolvida em uma colaboração entre o Departamento de Teoria Literária do IEL e o Departamento de Música do IA. Considerando que uma das grandes dificuldades da leitura do romance Doutor Fausto é a compreensão do papel central que a música ocupa em sua meditação sobre os destinos da Alemanha, a disciplina terá o objetivo de elucidar as questões de teoria e história da música envolvidos na construção do romance.

Metodologia

Aulas expositivas sobre os aspectos literários e musicais da obra estudada. Exemplos musicais através de partituras, áudios e vídeos.

Observação