Tópicos Especiais em Música Popular
SubtítuloEscuta, reflexão crítica e performance
MS105 - B
Dados da disciplina
As aulas terão início no dia 12/03/2024.
Tópicos Especiais em Música Popular
SubtítuloEscuta, reflexão crítica e performance
MS105 - B
As aulas terão início no dia 12/03/2024.
Thais Nicodemo
1- Frequência e participação
2- Apresentação do texto designado a partir da bibliografia proposta
3- Apresentação de uma performance ao vivo, acompanhada de um texto crítico sobre o processo.
Bachelard, Gaston. (2009). O ar e o sonho: ensaio sobre a imaginação do movimento. Martins Fontes Editora.
Barthes, Roland (2004). O óbvio e o obtuso - ensaios críticos. Editora Nova Fronteira.
hooks, bell. Tudo sobre o amor - novas perspectivas. Editora Elefante, 2021.
_________ Ensinando comunidade - uma pedagogia da esperança. Editora Elefante 2022
Boal, Augusto (1988). Teatro do oprimido - e outras poéticas políticas. Editora Civilização Brasileira.
Calvino, Italo (2010). Sob o sol-jaguar (Um rei à escuta). Companhia das Letras.
Campesato, L., & Bonafé, V. (2019). A conversa enquanto método para emergência da escuta de si. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (22). Recuperado de http://www.seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9651
Freire, Paulo. (2011). Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra.
Klee, Paul. (2001). Sobre a arte moderna e outros ensaios. Jorge Zahar Editor.
Krenak, Ailton. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras.
____________ (2020). A vida não é útil. Companhia das Letras.
____________ (2022) Futuro Ancestral. Companhia das Letras.
Martins, Leda Maria. Performances do Tempo Espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
Rufino, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
Werá, Kaká (2017). O trovão e o vento - um caminho de evolução pelo xamanismo tupi-guarani. Instituto Arapoty e Polar Editora.
Zumthor, Paul. (2000). Performance, recepção e leitura. EDUC.
____________ (2010). Introdução à poesia oral. Editora UFMG.
Quanto a vivência acadêmica pode inibir ou, inversamente, alimentar a realização artística? Tendo esta indagação como célula movente, nos deteremos nos processos de escuta,reflexão crítica, discussão e ação, adotando estratégias de sensibilização a partir da ideia de uma arte performativa.Tal ideia tem como princípio a integração entre diversos campos das artes: música, artes visuais, teatro, cinema, literatura e dança. Assim, o enfoque da disciplina é fomentar o exercício criativo que conduza à composição de novos objetos artísticos.
Para as discussões que serão propostas, selecionaremos algumas das obras presentes na bibliografia citada. Além disso, poderemos propor, previamente, a inserção de outros materiais audio-visuais não descritos nas referências aqui listadas.