Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Escuta, reflexão crítica e performance

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - B


Sala Sala 4 - Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

As aulas terão início no dia 12/03/2024.

Docentes

Regina Machado

Thaís Lima Nicodemo

Professor convidado

Thais Nicodemo

Critério de Avaliação

1- Frequência e participação

2- Apresentação do texto designado a partir da bibliografia proposta

3- Apresentação de uma performance ao vivo, acompanhada de um texto crítico sobre o processo.

 

Bibliografia

Bachelard, Gaston. (2009). O ar e o sonho: ensaio sobre a imaginação do movimento. Martins Fontes Editora.

Barthes, Roland (2004). O óbvio e o obtuso - ensaios críticos. Editora Nova Fronteira.

hooks, bell. Tudo sobre o amor - novas perspectivas. Editora Elefante, 2021.

_________ Ensinando comunidade - uma pedagogia da esperança. Editora Elefante 2022

Boal, Augusto (1988). Teatro do oprimido - e outras poéticas políticas. Editora Civilização Brasileira.

Calvino, Italo (2010). Sob o sol-jaguar (Um rei à escuta). Companhia das Letras.

Campesato, L., & Bonafé, V. (2019). A conversa enquanto método para emergência da escuta de si. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (22). Recuperado de http://www.seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9651

Freire, Paulo. (2011). Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra.

Klee, Paul. (2001). Sobre a arte moderna e outros ensaios. Jorge Zahar Editor.

Krenak, Ailton. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras.

____________ (2020). A vida não é útil. Companhia das Letras.

____________ (2022) Futuro Ancestral. Companhia das Letras.

Martins, Leda Maria. Performances do Tempo Espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

Rufino, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. 

Werá, Kaká (2017). O trovão e o vento - um caminho de evolução pelo xamanismo tupi-guarani. Instituto Arapoty e Polar Editora.

Zumthor, Paul. (2000). Performance, recepção e leitura. EDUC.

____________ (2010). Introdução à poesia oral. Editora UFMG.



 

 

Conteúdo

Quanto a vivência acadêmica pode inibir ou, inversamente, alimentar a realização artística? Tendo esta indagação como célula movente, nos deteremos nos processos de escuta,reflexão crítica, discussão e ação, adotando estratégias de sensibilização a partir da ideia de uma arte performativa.Tal ideia tem como princípio a integração entre diversos campos das artes: música, artes visuais, teatro, cinema, literatura e dança. Assim, o enfoque da disciplina é fomentar o exercício criativo que conduza à composição de novos objetos artísticos.

 

Metodologia

  • Escuta e visualização de obras artísticas (fonogramas, filmes, video-performances)
  • Leitura e discussão de textos
  • Exercícios de livre improvisação musical e textual
  • Debates com convidados 

Observação

Para as discussões que serão propostas, selecionaremos algumas das obras presentes na bibliografia citada. Além disso, poderemos propor, previamente,  a inserção de outros materiais audio-visuais não descritos nas referências aqui listadas.