Turma AC111 - Laboratório de Criação II - Turma A

Nome

Laboratório de Criação II

Subtítulo

Arte,Bruxaria e Imaginação

Cód. Disciplina - Turma

AC111 - A


Sala AC04 - aguardando confirmação
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC111 - Laboratório de Criação II
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 30
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina é uma parceria entre o projeto de pesquisa que desenvolvo junto ao programa, "Saberes Marginais: feminismo, decolonialismo e surrealismo" e o projeto de pós doutoramento da Profa. Dra. Luísa Dalgalarrondo, "Bruxarias Tropicais: Práticas de imaginação e procedimentos condenados no Brasil-Colônia". Por meio de práticas laboratoriais serão explorados os trânsitos entre imaginação e materialidades, considerando o diálogo complementar entre práticas de bruxaria (por meio de materialidades buscar atuar nos planos invisíveis)  e a prática cênica (materializar mundos invisíveis).

Docentes

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Luísa Jacques de Moraes Dalgalarrondo

Professor convidado

Profa. Dra Luísa Dalgalarrondo

Critério de Avaliação

Presença, engajamento nas práticas propostas, realização de um exercício cênico acompanhado de uma reflexão de até cinco páginas. 

Bibliografia

AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes e SCOFANO, Reuber Gerbassi (org). Introdução aos pensadores do Imaginário. Ed Alínea, Campinas, 2018

BACHELARD, GASTON: A Psicanálise do Fogo, Martins Fontes, 2008

---------------------------------:A Água e os Sonhos Ensaio Sobre a Imaginação da Matéria’’. Martins Fontes, 1998

----------------------------------‘‘O Ar e os Sonhos’’. Martins Fontes, 2009

----------------------------------- ‘A Terra e os Devaneios da Vontade’. Martins Fontes 1991.

 ------------------------------------A Poética do Devaneio. Martins Fontes, 1998

-------------------------------------A Terra e os devaneios do Repouso, Martins Fontes, 1998

CHEKHOV, Michael. Para o Ator, Martins Fontes, 2010

COCCIA, Emanuele. A Vida das Plantas. Uma metafísica da Mistura. Ed. Cultura e Barbárie, 2018

DESPRET, Vinciane. O que diriam os animais? Tradução de Letícia Mei. São Paulo: Ubu, 2021

FEDERICI, Silvia. Calibã e A Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. 1ed. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

_______________ Mulheres e a Caça às Bruxas, Boitempo Ed, 2019

PITTA, Danielle Rocha. Iniciação à teoria do Imaginário de Gilbert Durand, Ed. CRV, Curitiba, 2017

STARHAWK. A Dança Cósmica das Feiticeiras: O renascimento da Consciencia Espiritual Feminista e da Religião da Grande Deusa. Pensamento, 2021

STENGERS, Isabelle. Reativar o animismo. Trad. Jamille Pinheiro Dias. Caderno de Leituras. n. 62. p. 1-15. Belo Horizonte: Chão de Feira, mai/2017.

OBS: Artigos específicos serão designados no correr do curso, conforme seu andamento. 

Conteúdo

Por uma poética Material: A força dos elementos na criação cênica e na bruxaria

A Criação a partir do Devaneio 

A intencionalidade mágica e a intencionalidade poética

Regimes do imaginário: diurno e noturno

Imaginação nas Artes da Cena

A presença dos outros reinos: bichos, plantas, pedras e os encantados

A cena como bruxaria e a bruxaria como cena: confluências, transitos e fronteiras

Metodologia

Leituras prévias da bibliografia indicada

Exercícios de sensibilização e conexão

Laboratórios de Criação

Rodas de Conversa ao final de cada sessão

Observação

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