Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Música, rituais e cosmovisões: diálogos com a música popular

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala Departamento de Música - Sala DM43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Suzel Ana Reily

Regina Machado

Thaís Lima Nicodemo

Critério de Avaliação

  • Apresentação de leitura/gravações em aula (10%);
  • Propostas de performances a partir dos temas trabalhados (30%)
  • Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 3000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (60%).

Bibliografia

BANDEIRA, Olívia; NETTO, Michel Nicolau. As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel. Revista de Ciências Sociais: RCS, v. 48, n. 1, p. 269-302, 2017.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Sacerdotes de viola: rituais religiosos do catolicismo popular em São Paulo e Minas Gerais. Petrópolis: Vozes, 1981

CITRO, Silvia. "Ritual y espectáculo en la música indígena: El caso de los jóvenes toba del Chaco argentino". Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, Vol. 26, No. 2, pp. 318-346, 2005.

DE MACEDO FONSECA, Edilberto José. Olubajé: música e ritual numa festa pública do candomblé Ketu-Nagô do Rio de Janeiro. Cadernos do Colóquio, v. 4, n. 1, 2001.

ELLER, Jack David. Introdução à antropologia da Religião. Petrópolis, Vozes 2018.

JACKSON, Jerma. Singing in my Soul: Black Gospel Music in a Secular Age. Chapel Hill, The University of North Carolina Press, 2004.

Krenak, Ailton. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras.

____ (2020). A vida não é útil. Companhia das Letras.

____ (2022) Futuro Ancestral. Companhia das Letras.

LUCAS, G. ‘Vamo fazê maravilha! ’: avaliação estético-ritual das performances do Reinado pelos congadeiros. Per Musi, Belo Horizonte, n.24, 2011, p.62-66.

LUHNING, Angela. A música no candomblé: etnomusicologia no Ilê Axé Opô Aganjú, Bahia. Slavador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2022.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. Poética do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MIRANDA, Marlui Nobrega. O Novo Tradicional: transportações sensíveis das musicalidades indígenas do Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, University of São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/T.27.2021.tde-12092022-144942. Acesso em: 2024-10-04.

MONSON, Ingrid. Freedom Sounds: Civil Rights cry out to Jazz and Africa. Oxford, Oxford University Press, 2007.

MÜLLER, Regina Polo. Ritual, Schechner e performance. Horizontes Antropológicos, v. 11, p. 67-85, 2005.

PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2003.

PIEDADE, Acacio Tadeu de. Flautas e trompetes sagrados do noroeste amazônico - sobre gênero e música do Jurupari. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 93-118, out. 1999.

PRANDI, Reginaldo. Música de fé, música de vida: A música sacra do candomblé e seu trasbordamento na cultura popular brasileira. Texto publicado como Capítulo 8 (Música sacra e música popular) do livro: Prandi, Reginaldo — Segredos guardados: orixás na alma brasileira. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, págs. 175-187.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. 

REILY, S. A.; DUECK, Jonathan (Orgs.). The Oxford Handbook of Music and World Christianities. New York: Oxford University Press, 2016.

REILY, S. A. “‘O Congado não é Escola de Samba’: a performance e o lúdico no afro-catolicismo mineiro.” Música Popular em Revista, 2: 135-152, 2016.

REILY, S. A. "A experiência barroca e a identidade local na Semana Santa de Campanha, Minas Gerais". Per Musi, Belo Horizonte, n.24, p.43-53, 2011.

REILY, S. A. Voices of the Magi: enchanted journeys in southeast Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 2002.

SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos Bantu-Kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.8.2019.tde-30042019-193540. Acesso em: 2024-10-01.
APA

SEEGER, Anthony. Porque cantam os Kĩsêdjê. Uma antropologia musical de um povo da amazônia. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

TURNER, Victor. O processo ritual. Petrópolis: Ed. Vozes. 1974.

WAI WAI, Roque Yaxikma; CAIXETA DE QUEIROZ, Ruben. A música na tradição indígena wai wai. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, v. 20, n. 1, p. 10, 2024.

WERÁ, Kaká (2017). O trovão e o vento - um caminho de evolução pelo xamanismo tupi-guarani. Instituto Arapoty e Polar Editora.Dossiê para registro das Folias de Minas  do estado de Minas Gerais. IPHAN: Belo Horizonte, 2016.

ZUMTHOR, Paul (2010). Introdução à Poesia Oral. Editora da UFMG Coleção Humanitas , 2010

 

Conteúdo

Compreensão de conceitos chaves: religião/religiosidade; ritual; cosmologia; cosmovisão;

Musicares, rituais e cosmologias de povos indígenas;

Musicares de catolicismos brasileiros;

As trajetórias do gospel;

Musicares nas religiões e universos sagrados afro-brasileiras;

Ecos das religiosidades na canção popular.

Metodologia

  • Aulas expositivas;
  • Disucssões coletivas;
  • Apresentações de alunos.

Observação

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