Arte, Paisagem e Natureza
SubtítuloAV023 - A
As aulas terão início em 07/03/2025.
Disciplina teórico-prática estruturada a partir de contextualizações críticas e metodológicas sobre a produção em arte contemporânea vinculada à paisagem de natureza.
Indicação e Resenha de um texto referencial (individual) – peso 5;
Elaboração e apresentação de um Projeto de Residência Artística em outras paisagens (individual) - peso 5
•DANTO, A. O descredenciamento filosófico da arte. SP: Ed. Autêntica, 2014.
•MADERUELO, Javier. (org) Paysage y Arte. Madrid: ABADA Editores, 2007.
•TUAN, Yu Fu. Topofilia. Um estudo da percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. SP: Diffel, 1980.
•ZUKIN, Sharon. Paisagens do século XXI: notas sobre a mudança social e o espaço urbano. In: ARANTES, A. (org) O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.
•CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo, Martins Fontes, 2007.
•COCCIA, Emanuele. Mente e Matéria ou a vida das plantas. Revista Landa, UFSC, vol. 1, n.02, 2013, pags. 197 a 220. Disponível em: http://www.revistalanda.ufsc.br/PDFs/ed2/Emanuele%20Coccia.pdf
•GIANNINI, Humberto. La ‘reflexión’ cotidiana. Hacia una arqueologia de la experiencia. Santiago: Ediciones UDP, 2013.
•KASTNER, Jeffrey (ed) Land and Enviromental art. NY: Phaidon Press, 2010.
•______________ (ed). Nature. Londres: Whitechappel e MIT Press, 2012.
- Apresentação de estudos teórico-práticos conhecidos estabelecidos dentre arte, natureza e paisagem na contemporaneidade;
- O campo da Arte como uma planta hibrida: entrelaçamentos; combinatórias e borrões com outros campos de conhecimento;
- Classificar, Categorizar e Interpretar a partir de Anne Geene;
- Topofilia;
- Novas Derivas, Narração, Espaço real e ficcional;
- Jardins, Ruínas, Terrenos vazios e Desertos - análise sobre sua presença e significação nas artes visuais;
- A dinâmica da constituição da Paisagem;
- Artistas representativos e suas produções;
Aulas expositivas; Exercícios poéticos; Elaboração e discussão de projetos práticos a partir dos contextos desenvolvidos ao longo das aulas.