Dramaturgias
SubtítuloEscritas da Cena
AC300 - A
Início das aulas: 12/03/2025
As salas do PB (Ciclo Básico II) da Unicamp estão localizadas no edifício do Ciclo Básico II, na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800, no Distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP.
Apresentação de seminários e trabalho final.
BARTHES, Roland. “3. A temporalidade”; “4. A pessoa”. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.(16-21)
BOSI, Afredo. O Ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultriz; Edusp, 1977.
CORTÁZAR, JULIO. Adeus, Robinson e outras peças curtas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
JIMENES, Luanna. “Adeus, Robinson e a cidade contemporânea” in Revista Espaço Acadêmico n.227, março-abril 2021 (pp121-129)
MOSTAÇO, Edélcio. Performance, performatividade, performativo; Fazer o mundo, performar o espaço; Teatro, o ato e o fato estético. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.(pp 15-99)
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Ed. 34, 2005.
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montreuil: Editions Theatrales, 2006.
BARTHES, Roland. “3. A temporalidade”; “4. A pessoa”. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.(16-21)
BOSI, Afredo. O Ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultriz; Edusp, 1977.
CORTÁZAR, JULIO. Adeus, Robinson e outras peças curtas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
JIMENES, Luanna. “Adeus, Robinson e a cidade contemporânea” in Revista Espaço Acadêmico n.227, março-abril 2021 (pp121-129)
MOSTAÇO, Edélcio. Performance, performatividade, performativo; Fazer o mundo, performar o espaço; Teatro, o ato e o fato estético. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.(pp 15-99)
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Ed. 34, 2005.
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montreuil: Editions Theatrales, 2006
O exame de uma escrita cênica que se debruça sobre o funcionamento encruzilhado da diversidade temática, a presença da palavra e do corpo afetando modos de fabulação, de enunciação, de questões relativas aos limites da representação, às zonas fronteiriças da arte e vida, arte e artivismo, arte e performatividade.
Assim, a disciplina propõe um percurso em torno de dois eixos:
Seminários temáticos das leituras, práticas experimentais de escrita.
Tópicos
I. Registros de cena: ficcionalidades, corporalidades, espacialidades, materialidades, imagens, oralidades.
II. Registro de cena: notícias, pautas, acontecimentos, situações conflitos, bios.
III. Narrativas e enunciações: situações discursivas; situações e personagens;
micro conflitos.