Turma AV020 - Arte e tecnologia - Turma A

Nome

Arte e tecnologia

Subtítulo

novas sensibilizações, multiculturalismo e transdiscilpinaridade

Cód. Disciplina - Turma

AV020 - A


Sala 01
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV020 - Arte e tecnologia
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Paulo Cesar da Silva Teles

Critério de Avaliação

Pro-atividades durante as aulas expositivas

Qualidade dos seminários apresentados

Viabilidade das propostas de atuação

Bibliografia

BISPO dos SANTOS, A. (2023) A terra dá, a terra quer. São Paulo, Ubu Editora. 

CABRERA SALORT, R. (2016). Indagaciones sobre arte y educación. Monterrey, Universidad  Autónoma de Nuevo León.CANCLINI, N. (2001). Culturas Híbridas: estrategias para entrar y  salir de la modernidad. Barcelona: Ed. Paidós. 

KOPENAWA, D. e ALBERT, B. (2015). A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami. São  Paulo: Companhia das Letras. 

KRENAC, A. (2022). O futuro Ancestral. São Paulo, Cia. das Letras. 

HALL, S. (1976) Resistance Through Rituals, London.

HANSEN, M. (2003). New philosophy for new media. Boston: MIT.

__________. (2006). Bodies in code: interfaces with digital media. Nova York: Routledge.

HARAWAY, D. (2023). Ficar com o problema: fazer parentes no Chthuluceno. São Paulo: n-1 edições.

HUI, Y. (2021). Cosmotechnics: For a Renewed Concept of Technology in the Anthropocene. New York: Routledge.

JONES, S. E. (2014). The emergence of the digital humanities (em inglês). [S.l.]: Routledge. ISBN 9-780-030-930-85

MEDINA RAMIREZ, A. (2022). Bases para un taller de arte y juego: desarrollo del juego y del  arte en la niñez. Nuevo León: Universidad Autónoma de Nuevo León. 

MENESES, M.; SANTOS, B.[Org]. (2023). Epistemologias do sul (2nd Ed.). Coimbra, Grupo  Almedina. 

MIGNOLO, W. (2008). La opción decolonial: desprendimiento y apertura - un manifiesto y un  caso. Bogotá: Revista Tabula Rasa, no. 8. 

___________. (2000). Historias locales/diseños globales. Colonialidad, conocimientos  subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal. 

OROZCO GOMEZ, G. (2002). Recepción y mediaciones: casos de investigación en América  Latina. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma. ISBN 987-545-067-7. 

PAIVA, A. (2022). A virada decolonial na arte brasileira. Bauru, Mireveja.

________. (2019). A ancestralidade hi-tech dos povos originários. In: Revista ABCA no. 50.

PAUL, C. (2003). Digital Art. New York: Times & Hudson.

PITMAN, T. (2018). Earthing Electronic Art: An Ecocritical Review of the Exhibition AEI Arte Eletrônica Indígena, Museum of Modern Art, Salvador da Bahia, Brazil,  Aug-2 Sept-2, 2018. New York: ACI.

STONE, M. (2022). Great Transformations: Queer Identities in the Amazon – in Pictures. The Guardian, 5 July.  https://www.theguardian.com/artanddesign/gallery/2022/jul/05/great-transformations-queer-identities-in-the-amazon-in-pictures. Acessado em 20/10/2023.

TELES, P. (2022). Arte Tecnológica, consumismo e pensamento crítico: desejos, realizações e polissemias em literacias multiculturais. Revista VIS Vol. 21, n. 2.

________. (2018). “Hi-Tech + Low-Tech”: Aesthetic Reframing Processes Through Brazilian-Nigerian Art Literacy. In: SIMÃO, E.; SOARES, C. (Eds.) Trends, Experiences, and Perspectives in Immersive Multimedia and Augmented Reality. IGI Books.

 

 

 

Conteúdo

- Relações históricas e contemporâneas entre arte, ciência e tecnologia;
- Conceitos de Artografia e Midiogenia a partir da "cultura maker";
- Arte interativa e participativa;
- Tecnoresistências criativas;
- Pensamento crítico, tecnologia e criatividade decolonial;
- Pensamentos originários e afrodiaspóticos: as cosmovisões de Ailton Krenak, Davi Kopenawa e Antonio Bispo dos Santos;
- Práticas artísticas compartilhadas em ações transdisciplinares.

Metodologia

Aulas expositias

Realização de seminários

Produção textual e/ou de obras experimentais

Observação

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