Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Introdução à performance com eletrônicos

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - C


Sala NICS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina é concentrada e deve ser oferecida concentradamente entre 14/07 e 22/07 nos seguintes dias e horários: 

Segunda-feira, 14/7, das 9h às 12:00 e das 13:00 às  17h, 
Terça-feira, 15/7, das 9h às 12:00 e das 13:00 às  17h, 
Quarta-feira, 16/7, das 9h às 12:00 e das 13:00 às  17h, 
Quinta-feira, 17/7, das 9h às 12:00 e das 13:00 às  17h, 
Sexta-feira, 18/7, das 9h às 12:00 e das 13:00 às  17h, 
Segunda-feira, 21/7, das 9h às 12:00 e das 13:00 às  17h, 
Terça-feira, 22/7, das 9h às 12h

Docentes

William Teixeira da Silva

Denise Hortencia Lopes Garcia

Critério de Avaliação

Atividades práticas de aula
Seminário final de levantamento de repertório

Bibliografia

BACHRATÁ, Petra. Gesture Interaction in Music for Instruments and Electroacoustic Sounds. Tese de Doutorado (Música): Universidade de Aveiro, 2010.

BITTENCOURT, Pedro. Interprétation musicale participative: La médiation d’un saxophoniste dans l’articulation des compositions mixtes contemporaines. Tese de Doutorado (Música): Universidade Paris 8, 2015.

BONARDI, A., BARTHÉLEMY, J. The preservation, emulation, migration, and virtualization of live electronics for performing arts: An overview of musical and technical issues. ACM J. Comput. Cultur. Heritage 1, 1, Artigo 6, 2008.

CHION, Michel. La musique électroacoustique. Paris: Presses Universitaires de France, 1982.

EMMERSON, Simon. Living Electronic Music. Aldershot: Ashgate, 2007.

FERRAZ, Silvio. O espaço de performance musical no computador. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, v. 6, n.2, p. 159-167, 2003.

GARCIA, Denise H. L. O grupo Música Nova e a música eletroacústica. Campinas: Editora UNICAMP, 2022.

HAGAN, Kerry L. The Intersection of ‘Live’ and ‘Real-time’. Organised Sound, 21, pp. 138-146, 2016.

HARVEY, Jonathan. The Metaphysics of Live-Electronics. Contemporary Music Review, Vol. 18, Part 3, pp. 79-82, 1999.

HOFFMAN, Elizabeth. On Performing Electroacoustic Musics: a non-idiomatic case study for Adorno's theory of musical reproduction. Organised Sound, Volume 18, Edição especial 01, pp. 60 – 70, 2013.

KIMURA, Mari. Performance Practice in Computer Music. Computer Music Journal, Vol. 19, No. 1, pp. 64-75, 1995.

MANZOLLI, Jônatas. Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Música Hodie, v. 13 - n.1, pp. 48-63, 2013.

OSTERTAG, Bob. Human Bodies, Computer Music. Leonardo Music Journal, Volume 12, pp. 11-14, 2002.

PESTOVA, Xenia. Models of interaction: performance strategies in works for piano and live electronics. Journal of Music, Technology and Education, Volume 2, Nos. 2 e 3, 2009.

SMALLEY, Denis. “Spectromorphology : Explaining Sound-Shapes”, in Organised Sound, 2(2), pp.107-126, 1997.

STROPPA, Marco. Live electronics or…live music? Towards a critique of interaction. Contemporary Music Review, 18:3, 41-77, 1999.

TIFFON, Vincent. Les musiques mixtes : entre pérennité et obsolescence. Musurgia, Vol. 12, No. 3, pp. 23-45, 2005.

WETZEL, David Brooke. A model for the conservation of interactive electroacoustic repertoire: analysis, reconstruction, and performance in the face of technological obsolescence. Organised Sound, Volume 11, 03, pp. 273–284, 2006.

Conteúdo

Objetiva-se oferecer subsídios teóricos e práticos para que instrumentistas, cantores e performers de todas as modalidades possam compreender as demandas interpretativas das várias modalidades de interação entre o gesto humano e o gesto maquínico dentro da música. O conteúdo abarca as interações com mídias fixas, processamento em tempo real, sistemas interativos, dispositivos cinéticos e agentes computacionais baseados em inteligência artificial.

Metodologia

  1. Demonstrações do repertório da música eletroacústica mista, com análise dos suas práticas interpretativas
  2. Exposição de metodologias de análise visando a performance
  3. Exercícios práticos de performance com dispositivos eletrônicos.

Observação

A disciplina possui caráter introdutório, portanto não é necessária experiência prévia com tecnologia ou com o repertório em questão.

A metodologia inclui atividades práticas, portanto solicita-se que todos/as os/as alunos/as estejam com seus instrumentos/dispositivos para performance em aula.

-->