Tópicos Especiais em Arte e Contexto
SubtítuloCrítica e Análise em Dança
AC401 - B
Participação nos encontros
Entrega de duas resenhas de espetáculos de dança, da Biena Sesc de Dana Campinas, ou de dois relatos sobre bibliografia e videografia apresentada sobre mediação de/ em dança atual, ao final da disciplina.
ABREU, E. G. Crítica ou críticos: um dilema do teatro. Sala Preta, v. 12, n. 2, p. 114-121, nov. 2012.
ADORNO, T. W. Para uma teoria da obra de arte . in Teoria Estética. Col. Arte e Comunicação Lisboa: Edições 70, 1988
ADSHEAD, Janet (ed.) Dance Analysis: Theory and Practice. London: Dance Books, 1988.
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CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto. Dança e Dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexus, 2016.
COELHO, M. Crítica Cultural: Teoria e Prática. São Paulo: Publifolha, 2006.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética do Performativo. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.
LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MARTINS, Maria Helena (Org.). Rumos da Crítica. São Paulo: SENAC/ Itaú Cultural, 2000.
NAVAS, C. Entrevistar e Escrever: procedimentos para palavras encarnadas de dança. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 5, p. 559-576, 2015.
NAVAS, C.. "Modos de Fazer" dança no Brasil: quatro traçados. Repertório Teatro & Dança, v. 14, p. 131-142, 2010.
NAVAS, C. making off dum CDROM. Urdimento (UDESC), São Paulo, v. 3, p. 11-13, 2005.
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NAVAS, C. Desconcentrar e descentralizar: histórias e historiografias. In: Bogéa. I.; Simões, J.. (Org.). DIÁLOGOS E PRÁTICAS EM DANÇA E EDUCAÇÃO. 1ed.São Paulo: Associação Pró-Dança, SPED, Secretaria de Cultura e Economia Criativa SP, 2023, v. 1, p. 202-214
NAVAS, C. A.. Balé da Cidade de São Paulo: 50 anos (edição bilingue português- inglês). 01. ed. São Paulo: Instituto Odeon/ Theatro Municipal de São Paulo, 2019. v. 01. 335p .
LOBO, L. ; NAVAS, C. Arte da Composição: Teatro do Movimento (ebook). 01. ed. Brasilia: BR Libris Editorial, 2019. v. 01. 230p .
LOBO, L. ; NAVAS, C. Teatro do Movimento: um método para o intérprete-criador (ebook). 01. ed. Brasilia: BR Libris Editorial, 2019. 217p .
NAVAS, C. ; LAUNAY, I. (Org.) ; MENEGUINI, H. (Org.) Dança, História, Ensino e Pesquisa / Danse, Histoire, Formation, Recherche. 1. ed. Fortaleza: Indústria da Dança do Ceará, Bienal Internacional da Dança do Ceará, 2017. v. 700. 326p NAVAS, C. . Dança e mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-França. São Paulo: Hucitec/FAPESP, 1999. v. 1000. 135p
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 15, p. 107-122, 2010. DOI: 10.5965/1414573102152010107. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102152 010107. Acesso em: 16 abr. 2023.
SANTAELLA, L. Estética, de Platão à Peirce . São Paulo: Experimento, 1994
A disciplina será voltada a crítica e a reflexão em dança, discutindo-se a sua função, perspectiva histórica hoje e no passado recente. Ademais o curso propõe-se também a funcionar como um laboratório de produção crítica, enquanto diagnóstico do presente e forma de discussão e mediação sobre a dança atual, tendo como foco a programação da 14ª. Bienal Sesc de Dança (Sesc Campinas, outubro 2025. . Neste sentido, a disciplina poderá proporcionar um encontro com os curadores desta edição, com críticos de dança e artistas, assim como preverá a assistência de seus estudantes a alguns espetáculos do evento do SESC Campinas.
Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de leitura e discussão de textos, de exibição de vídeos, de palestras, de laboratórios de textos, de assistência de espetáculos e debates. O textos usados como base das discussões serão escolhidos a partir da bibliografia indicada, a esta lista de referência podendo ser acrescentada ou excluídas alguns itens, em consonância com o andamento das discussões e necessidade de aprofundamento dos assuntos durante o curso.
O participante inscrito no curso deverá ter disponibilidade para assistir a obras indicadas que venham a compor a programação da 14ª. Bienal de Dança, em Campinas, em datas a serem confirmadas a partir da definição da programação do evento. Para tanto, o SESC Campinas garantirá convites aos estudantes inscritos, de acordo com a disponibilidade de cada espetáculo/sessão e de prévia confirmação.