Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloInterpretação, história e técnica violonística
MS107 - D
A disciplina será ofertada a alunos da graduação e pós-graduação com experiência ou interesse em aspectos técnico-interpretativos do violão clássico.
A avaliação será realizada através da presença nas aulas e em tarefa final escrita pelos alunos.
AGUADO, Dionísio. New Guitar Method, Madrid, 1843. Ed. Michael Macmeeken. Heidelberg: Chanterelle Verlag, 1994.
CARLEVARO, Abel. Escuela de la guitara, Exposición de la teoria instrumental. Bueno Aires: Barry Editorial, 1979.
CARCASSI, Matteo. Méthode Complete pour la Guitarra Op. 59. Paris. Troupenas, 1836. Reimpressão fac-símile Minkoff. Genebra, 1988.
CARULLI, Ferdinando. Método Completo de Guitarra. Madrid, 1842. Reimpressão fac-símile Soneto. Madrid, 1992.
CONTRERAS, Antonio. A técnica de David Russell em 165 conselhos. Traduzido por André Borges Pinto, e prefácio de Antonio Duro (Concertista de Sevilha, Espanha). 1998.
DUNSBY, Jonathan. Performing music: Shared concerns. 2ª ed. New York: Oxford University, 2002.
FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo y aprendizaje: Una investigación sobre cómo llegar a ser guitarrista. Ediciones Art-Montevideo- Uruguay, 2000.
IZNAOLA, Ricardo. On practicing: a manual for students of guitar performance. Heidelberg: Chanterelle, 1994.
IZNAOLA, Ricardo. Kitharologus The Path to Virtuosity, USA, Mel Bay Publications, (1997).
PALMER, C. The role of interpretive preferences in music performance. In: Cognitive foundations of musical communication. Eds. M. R. Jones & S. Holloran. New York: Oxford University, pp. 249-62, 1992.
PINTO, Henrique. Iniciação ao violão. Volume I. São Paulo: Ricordi, 1988.
PUJOL. Emilio. O dilema del sonido em la Guitarra. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1960.
ROMÃO, Paulo César. 1799- O ano dos Métodos para Guitarra de Seis Ordens. Anais do V Simpósio acadêmico de violão da Embap. 2011.
STRAVINSKY, Igor. Poética musical em 6 lições. Trad. Paulo Horta. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
Serão discutidos aspectos sobre a técnica e interpretação musical através do violão em sua vertente clássica, incluindo a história do instrumento. Serão debatidos nomes influentes no desenvolvimento do violão através de suas obras e Métodos, como Matteo Carcassi, Fernando Sor, Mauro Giuliani, Dionísio Aguado, Abel Carlevaro, Henrique Pinto, Ricardo Iznaola e outros. Os alunos poderão tocar obras para discussão geral sobre técnica, interpretação e repertório. Um trabalho final será solicitado, com tema a ser tratado individualmente com cada aluno.
As aulas serão prático-teóricas, com discussão sobre temas fundamentais a respeito da técnica, interpretação e história do violão. A cada aula serão mostrados Powerpoints com o tema a ser tratado para posterior discussão. Cada um dos temas será intermediado com estudos em outros instrumentos - como o piano - para se discutir possíveis reflexões a serem direcionadas ao violão clássico.
Espera-se que as aulas sejam de interesse de alunos da pós-graduação e graduação conjuntamente, já que refere-se a possíveis manifestações a serem vislumbradas por músicos em posterior carreira profissional, tanto como concertista quanto em carreira didática.