Pesquisa Avançada em Artes
SubtítuloEpistemologias, Práticas e Saberes Compartilhados
AC002 - B
Oferecimento na primeira metade do semestre, às segundas e quartas, das 9h00 às 12h00 (início em 23 de fevereiro, final em 13 de abril).
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Evinha Sampaio
Participação ativa e presente em pelo menos 75% das aulas. 60%
Relatório reflexivo de no mínimo 5 páginas sobre os assuntos tratados em aula em diálogo com seu projeto de pesquisa, apontando principalmente como a discplina contribuiu para mudar, melhorar, reelaborar o projeto, etc. 40%
FÉLIX, Cícero; VELOSO, Graça (org.). Etnocenologia: saberes de vida, fazeres de cenas. Brasília: Editora UnB, 2024.
FERREIRA DA SILVA, C. A.; ANGELIM DE OLIVEIRA, N. A.; DE ARAÚJO, E. L. A prática urbana como pesquisa pela/na cidade: a perspectiva do sensível através de corpos com deficiências. Cadernos do GIPE-CIT, [S. l.], n. 48, p. 83–107, 2022. DOI: 10.9771/cadgipecit.48.2022.47664.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão, 2012.
FRAGA, Laís Silveira. Transferência de conhecimento e suas armadilhas na extensão universitária brasileira. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (campinas), 22(2), 403–419. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200008.
GERALDI, S. M. (2024) Fazer-com a Prática como Pesquisa: tecendo experiências coletivas de produção de saberes nas artes da cena. Revista Aspas, 14(1), 52‑69.
HOLLIDAY, O. J. (2006) Para sistematizar experiências. Trad. de Maria Viviana V. Resende. 2a.ed. Brasília: MMA.
PINHEIRO MACHADO, M. Ângela de A. (2022). Pesquisa em Artes da Cena:reflexões epistemológicas em prática. Cadernos Do GIPE-CIT, (48), 154–172. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.48.2022.61033
A disciplina propõe uma abordagem crítica e transversal da pesquisa em artes da cena a partir de epistemologias situadas, práticas como modos de produção de conhecimento, e perspectivas sensíveis voltadas à extensão, ao corpo e ao território. Serão exploradas metodologias de pesquisa que envolvem criação, extensão universitária, presença do corpo, práticas urbanas e saberes performativos. O foco está na articulação entre teoria, prática e contextos socioculturais, com ênfase na produção de saberes coletivos e decoloniais.
Objetivos
Metodologia