Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Do Folcore à Cultura Popular

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala a definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Suzel Ana Reily

Lorena Avellar de Muniagurria

Critério de Avaliação

Apresentação de leitura em aula (10%);

Etnografia de uma performance musical (30%)

Desenvolvimento de um trabalho escrito (aprox. 3000 palavras) baseado numa questão relevante para a

temática da disciplina. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (60%).

Bibliografia

AMARAL, Amadeu. Tradições populares. São Paulo, lnslituto Progresso Editorial, 1948

ANDRADE, Mario de. Ensaio da música brasileira.

_____. Aspectos do folclore brasileiro

ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 1998. [Coleção Primeiros Passos,

36]

ARAÚJO, Alceu Maynard de. Folclore nacional I a III.

CANCLINI, Nestor Garcia. O patrimônio cultural e a construção imaginária no nacional. In: HOLANDA, Heloísa

Buarque (Org.). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília: Iphan, n. 23, p. 94-115, 1994.

CARVALHO, José Jorge de. ‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América

LatinaRevista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol.21 (1): 39-76 (2010)

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; VILHENA, Luís Rodolfo da Paixão. Traçando Fronteiras:

Florestan Fernandes e a Marginalização do Folclore. Estudos Históricos, vol. 3, no. 5, p. 75-92, 1990.

_____. Cultura e saber do povo: uma perspectiva antropológica. Revista Tempo Brasileiro/Patrimônio Imaterial.

Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, n. 147, p. 69-78, out./dez., 2001.

FERNANDES, Florestan. Folclore em questão. São Paulo, Hucilec, 1978.

GENCARELLA, Stephen Olbrys. Gramsci, Good Sense, and Critical Folklore Studies. Journal of Folklore

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GRAMSCI, Antonio. Selections from Cultural Writings, trans. William Boelhower. Cambridge, Mass.: Harvard

University Press, 1985.

YIANAGA, Michael. Alegria é devoção: sambas, santos e novenas numa tradição afro-diaspórica da Bahia.

Campinas: Editora Unicamp, 2022.

MUNIAGURRIA, Lorena. "Isaac Loureiro: Colegiado Setorial de Culturas Populares e Conselho Nacional de

Políticas Culturais, 2010 a 2015". In: Políticas da cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma

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REIS, Estevão Amaro. O folclore é um processo. São Paulo, M. Amaro - textos academicos e jurídicos, 2024.

REILY, Suzel A. Manifestações populares: do “aproveitamento” à reapropriação. In: REILY, S. A.; DOULA, S. M.

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SANDRONI, Carlos. O acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938-2012. DEBATES | UNIRIO, n. 12, p.

55-62, jun. 2014.

_____. Mário contra Macunaíma: Cultura e política em Mário de Andrade. São Paulo, Vertice, 1988,

TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasleira. Rio de Janeiro, Zahar, 2000.

 

Conteúdo

Folclore e cultura popular: perspectivas históricas;

Folclore e a construção da nação;

Folclore/cultura popular e a academia;

Folclore/cultura popular e o patrimônio cultural;

Folclore/cultura popular e as políticas públicas.

Metodologia

Aulas expositivas;

Discussões coletivas;

Apresentações de alunos.

Observação

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