Turma AC403 - Tópicos Especiais em Pedagogias da Cena - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Pedagogias da Cena

Subtítulo

Laboratoria pedagógico em jogos cênicos-musicais

Cód. Disciplina - Turma

AC403 - A


Sala Ainda a ser definida
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC403 - Tópicos Especiais em Pedagogias da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 3
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 45
Hora Estudo
Hora Seminário

Docentes

Carminda Mendes André

Professor convidado

Stenio Mendes Nogueira, musico craviolista e arte educador de musica corporal. Criados do Sistema Ludo-pedagogico em musica corporal. Colaborador do Grupo Barbatuques.

Critério de Avaliação

  PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA.

TRABALHOS DE CRIAÇÃO SOLICITADOS.

Bibliografia

Bibliografia básica

 

BOAL, Augusto. O Teatro do Oprimido e outra

 poéticas. RJ: Civilização Brasileira, 1983

_____________ 200 exercícios e jogos para

o ator e o não-ator com vontade de dizer algo

através do teatro. RJ: Civilização Brasileira,

1989.

LOPES, Joana. Pega Teatro. SP: CTEP, 1981.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. SP:

 Perspectiva, 1979.

UIZINZA, J. Homu Ludens. SP: Perspectiva.

1978.

WISNIK, J. M. O som e o sentido. SP:

Cia das Letras,1989.

GROTOWSKI, Jerzey.O teatro laboratório de Jerzy Grotowski (1959-1969). SP: Perspectiva, 2007.

MARCONDES, Marina. A poética do brinca. PDF

FORTE, Roberta A. A Música Corporal na Educação Musical Brasileira: contribuições e facilitações na visão de educadores musicais contemporâneos. Dissertação de Mestrado, PPGMusica UNESP, 2018.

 

Bibliografia complementar

 

ALVES, Ruben. Educação dos sentidos e mais. SP:Versus, 2005

DESGRANGES, Flávio. Pedagogias do Teatro: provocações e diálogos. SP: Hucitec, 2006.

ANDRÉ, Carminda Mendes. “Dramaturgia em Jogo”.

Revista Rebento: revista de artes do espetáculo.

SP, UNESP, Instituto de Artes: nº2, 2012.

FOUCAULT. Michel. “O cuidado de si em Michel

Foucault”, In: RAGO, M.; VEIGA Neto, A. Figuras de

Foucault. BH: Autêntica, 2007

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre ignorante.

BH, Autêntica, 2012

Conteúdo

O CURSO VISA APRESENTAR, AOS PARTICIPANTES, O JOGO COMO

PONTO DE PARTIDA PARA PROCESSOS CRIATIVOS

 E ARTE EDUCATIVAS: JOGO COMO ESTRATÉGIA

 PEDAGÓGICA.

OFERECER UM AMPLO REPERTÓRIO DE VIVENCIAS LÚDICAS EM MUSICA CORPORAL E IMPROVISAÇÃO TEATRAL PARA A EXPLORAÇÃO DO INDIVIDUO-CORPO COLETIVO.

 

TÓPICOS

. SINGULARIDADES POÉTICAS E HARMONIZAÇÃO NO COLETIVO;

. IMAGINAÇÃO E POETIZAÇÃO CÊNICO-MUSICAL;

. SISTEMA LUDO-PEDAGÓGICO PERCUSSÃO CORPORAL, RECURSOS

VOCAIS;

. JOGO COMO PROGRAMA PERFORMÁTICO, JOGO DRAMÁTICO, JOGO TEATRAL, JOGO COMO COMPOSIÇÃO MUSICAL.

 

 

 

Metodologia

  AULAS PRÁTICAS DE IMPROVISAÇÃO. AULAS EXPOSITIVAS.

VÍDEOS.LEITURAS. CRIAÇÕES DE AÇÕES POÉTICAS CÊNICO-MUSICAIS.

 

Observação

AULAS DE PRÁTICA ARTE EDUCATIVAS.

-->