Tópicos Especiais em Pedagogias da Cena
SubtítuloLaboratoria pedagógico em jogos cênicos-musicais
AC403 - A
Stenio Mendes Nogueira, musico craviolista e arte educador de musica corporal. Criados do Sistema Ludo-pedagogico em musica corporal. Colaborador do Grupo Barbatuques.
PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA.
TRABALHOS DE CRIAÇÃO SOLICITADOS.
Bibliografia básica
BOAL, Augusto. O Teatro do Oprimido e outra
poéticas. RJ: Civilização Brasileira, 1983
_____________ 200 exercícios e jogos para
o ator e o não-ator com vontade de dizer algo
através do teatro. RJ: Civilização Brasileira,
1989.
LOPES, Joana. Pega Teatro. SP: CTEP, 1981.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. SP:
Perspectiva, 1979.
UIZINZA, J. Homu Ludens. SP: Perspectiva.
1978.
WISNIK, J. M. O som e o sentido. SP:
Cia das Letras,1989.
GROTOWSKI, Jerzey.O teatro laboratório de Jerzy Grotowski (1959-1969). SP: Perspectiva, 2007.
MARCONDES, Marina. A poética do brinca. PDF
FORTE, Roberta A. A Música Corporal na Educação Musical Brasileira: contribuições e facilitações na visão de educadores musicais contemporâneos. Dissertação de Mestrado, PPGMusica UNESP, 2018.
Bibliografia complementar
ALVES, Ruben. Educação dos sentidos e mais. SP:Versus, 2005
DESGRANGES, Flávio. Pedagogias do Teatro: provocações e diálogos. SP: Hucitec, 2006.
ANDRÉ, Carminda Mendes. “Dramaturgia em Jogo”.
Revista Rebento: revista de artes do espetáculo.
SP, UNESP, Instituto de Artes: nº2, 2012.
FOUCAULT. Michel. “O cuidado de si em Michel
Foucault”, In: RAGO, M.; VEIGA Neto, A. Figuras de
Foucault. BH: Autêntica, 2007
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre ignorante.
BH, Autêntica, 2012
O CURSO VISA APRESENTAR, AOS PARTICIPANTES, O JOGO COMO
PONTO DE PARTIDA PARA PROCESSOS CRIATIVOS
E ARTE EDUCATIVAS: JOGO COMO ESTRATÉGIA
PEDAGÓGICA.
OFERECER UM AMPLO REPERTÓRIO DE VIVENCIAS LÚDICAS EM MUSICA CORPORAL E IMPROVISAÇÃO TEATRAL PARA A EXPLORAÇÃO DO INDIVIDUO-CORPO COLETIVO.
TÓPICOS
. SINGULARIDADES POÉTICAS E HARMONIZAÇÃO NO COLETIVO;
. IMAGINAÇÃO E POETIZAÇÃO CÊNICO-MUSICAL;
. SISTEMA LUDO-PEDAGÓGICO PERCUSSÃO CORPORAL, RECURSOS
VOCAIS;
. JOGO COMO PROGRAMA PERFORMÁTICO, JOGO DRAMÁTICO, JOGO TEATRAL, JOGO COMO COMPOSIÇÃO MUSICAL.
AULAS PRÁTICAS DE IMPROVISAÇÃO. AULAS EXPOSITIVAS.
VÍDEOS.LEITURAS. CRIAÇÕES DE AÇÕES POÉTICAS CÊNICO-MUSICAIS.
AULAS DE PRÁTICA ARTE EDUCATIVAS.