Turma MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música - Turma A

Nome

Metodologia de Pesquisa em Música

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS129 - A


Sala Departamento de Música - Sala DM 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

As aulas terão início em 02 de março de 2026.

 

Docentes

Paulo Mugayar Kühl

Adonhiran Bernard de Almeida Reis

Stéphan Olivier Schaub

Critério de Avaliação

Participação nas atividades propostas – leituras e discussões – e nos seminários de fim de curso.

Bibliografia

ADLER, G. Umfang, Methode und Ziel der Musikwissenschaft. In: Vierteljahrsschrift für Musikwissenschaft - 1, 1895, pp. 5-20.

BARTLEET, Brydie-Leigh; ELLIS, Carolyn (Ed.). Music autoethnographies: Making Autoethnography Sing / Making Music Personal. Sydney: Australian Academic Press, 2010.

BERGERON, Katherine; BOHLMAN, Philip V. (Ed.) Disciplining Music: Musicology and its Canons. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

BLOCH, M. Apologia da história: Ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Parma, 1983.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1992.

FREIRE, Vanda Bellard (Org.). Horizontes da Pesquisa em Música. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.

HASEMAN, B. MANIFESTO PELA PESQUISA PERFORMATIVA. In: Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: ECA-USP, 2015, v.3, n.1, pp. 41-53 (3.1 : 2015: São Paulo).

MOLINO, J. Analyser: epistemologia / método / reflexão.IN: https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Molino-Analyser_epistemologia_metodo_reflexao.pdf.

SEEGER, A. Etnografia da música. cadernos de campo, São Paulo, n. 17, p. 237-260, 2008.

REILY, Suzel & PATSIAOURA, Evanthia, Ethnomusicology. Londres: SAGE Publications, 2019.

http://dx.doi.org/10.4135/9781526421036

Conteúdo

Serão contempladas diversas dimensões dos processos metodológicos em pesquisa, tanto gerais como mais específico da área de Artes/Música.

Serão contempladas:

uma dimensão mais pragmática: formalização, formatação, delimitação e normatização de projetos de pesquisa e textos acadêmicos, acesso e consulta a bases de dados, questões voltadas a ética e boa conduta científicas e acadêmicas (diretrizes preventivas).

Conceitos gerais sobre Método e Conhecimento Científicos:  Método Geral e suas fases (observação, hipóteses, experimentação, indução), métodos dedutivo e indutivo, tipos de pesquisa (preliminar, teórica, pura, aplicada, documental, de campo, etc...), paradigmas tradicionais (pesquisas quantitativa e qualitativa)

Propostas metodológicas mais específicas às humanidades e artes (de maneira a contemplar as especificidades das 3 linhas de pesquisa do PPG-Música):  pesquisa-ação, pesquisa performativa, pesquisa-guiada-pela-prática, pesquisa artística, etnografia, etc.

Metodologia

Aulas apoiadas em textos lidos previamente

Apresentação e discussão de metodologias empregadas por pesquisadores convidados.

Seminários de apresentação de projetos dos alunos, com ênfase no seu escopo metodológico.

Observação

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