Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma D
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
Literatura de câmara do Período Clássico: Quartetos e Quintetos de Cordas de Haydn, Mozart e Beethoven
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - D
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Participação em aulas e apresentação de seminários
Bibliografia
Kerman, Joseph: The Beethoven Quartets, W.W. Norton, New York, 1979.
Moskovitz MD, Todd RL. Beethoven’s Cello: Five Revolutionary Sonatas and Their World. Boydell & Brewer; 2017.
Rosen, Charles: The classical style, W.W. Norton, New York, 1972.
Rosen, Charles. Sonata forms, W. W. Norton, New York, 1988.
Conteúdo
- O curso visa fornecer ferramentas para uma melhor compreensão de peças do período clássico, através do estudo das principais formas musicais utilizadas por 3 de seus mais importantes compositores. O objeto de estudo serão os quartetos e quintetos de cordas de Haydn, Mozart e Beethoven. Procuraremos entender as razões para o seu desenvolvimento no final do século XVIII e início do século XIX, como estas peças se distribuem na obra dos três compositores e estudar peças representativas de cada fase. A avaliação dos alunos levará em conta a participação nas aulas e os seminários e trabalhos que serão apresentados ao longo do curso.
Metodologia
. leitura de textos sugeridos pelos professores, análise de peças, discussões em sala de aula
. apresentação de seminários pelos alunos
Observação
não é necessário tocar algum instrumento de cordas friccionadas para cursar a disciplina