Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma D

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Literatura de câmara do Período Clássico: Quartetos e Quintetos de Cordas de Haydn, Mozart e Beethoven

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - D


Sala 5
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Emerson Luiz De Biaggi

Lars Andreas Hoefs

Critério de Avaliação

Participação em aulas e apresentação de seminários

Bibliografia

Kerman, Joseph:  The Beethoven Quartets, W.W. Norton, New York, 1979.

Moskovitz MD, Todd RL. Beethoven’s Cello: Five Revolutionary Sonatas and Their World. Boydell & Brewer; 2017.

Rosen, Charles: The classical style, W.W. Norton, New York, 1972.

Rosen, Charles. Sonata forms, W. W. Norton, New York, 1988.

 

Conteúdo

  • O curso visa fornecer ferramentas para uma melhor compreensão de peças do período clássico, através do estudo das principais formas musicais utilizadas por 3 de seus mais importantes compositores. O objeto de estudo serão os quartetos e quintetos de cordas de Haydn, Mozart e Beethoven. Procuraremos entender as razões para o seu desenvolvimento no final do século XVIII e início do século XIX, como estas peças se distribuem na obra dos três compositores e estudar peças representativas de cada fase. A avaliação dos alunos levará em conta a participação nas aulas e os seminários e trabalhos que serão apresentados ao longo do curso.

Metodologia

. leitura de textos sugeridos pelos professores, análise de peças, discussões em sala de aula

. apresentação de seminários pelos alunos

Observação

não é necessário tocar algum instrumento de cordas friccionadas para cursar a disciplina

-->