Turma DE012 - Teoria do Cinema - Turma A

Nome

Teoria do Cinema

Subtítulo

Metodologias de pesquisa em Cinema e Audiovisual

Cód. Disciplina - Turma

DE012 - A


Sala Sala PB08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE012 - Teoria do Cinema
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Esta disciplina terá início no dia 6/03

Docentes

Pedro Maciel Guimarães Júnior

Critério de Avaliação

- Leitura de textos e apresentação de seminário de reflexão teórica - Apresentação do projeto de pesquisa / comentário crítico dos projetos dos demais alunos

Bibliografia

ANDREW Dudley. As Principais Teorias do Cinema – Uma Introdução. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1989. ARNHEIM, Rudolf. A arte do cinema (1932). Lisboa: Edições 70, 1989 AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2010 AUMONT et. al. A estética do filme. Campinas : Papirus, 2009 BALÁZS, Béla. Theory of the film (1945). Character and growth of a new art. Nova York: Arno Press, 1972 BARTHES Roland. Elementos de semiologia. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2001 BAUDRY Jean-Louis. L’effet-cinéma. Paris : Albatroz, 1978 BAZIN Andre. O que é o cinema? São Paulo : Cosac Naify, 2015 BENJAMIN Walter. Ensaios sobre Brecht. São Paulo : Boitempo, 2017 BORDWELL David. Narration on film fiction. Madison: University of Wisconsin Press, 1985. _____________. “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos”. In RAMOS Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema, vol. II. São Paulo : Senac, 2005. BRECHT Bertolt. Estudos sobre o teatro. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2005 BUTLER Judith. Gender trouble : feminism and the subversion of identity. Nova Iorque : Routledge, 1990 CASETTI Francesco. Teorías del cine – 1945-1990. Madrid : Catedra, 2000 __________. D’un regard, l’autre. Le film et son spectateur. Lyon : PUL, 1990 COMOLLI Jean-Louis, NARBONI Jean. Cinéma/Ideology/Criticism. Cahiers du Cinéma, outubro, 1969 DEBORD Guy. A sociedade do espetáculo : comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro : Contraponto, 2013 DOANE Marie Anne. The desire to desire. The woman’s film fo the 1940s. Bloomington: Indiana University Press, 1987 GAUDREAUL André. JOST François. A narrativa cinematográfica. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2009 HALL Stuart. GAY Paul du (orgs.). Questions of cultural identity. Londres : Sage, 1996 HALL Stuart. SILVA Tomaz Tadeu da. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estados culturais. 2.ed. -. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003 KRACAUER Siegfried. Theory of film : the redemption of physical reality. Princeton : Princeton University Press, 1997 MORIN Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Ensaio de antropologia (1958). Lisboa : Moraes ed. 1970 METZ Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972 ______. O significante imaginário. Psicanálise e cinema (1977). Lisboa : Horizontes, 1980 MUNSTERBERG, Hugo. Photoplay: a psychological study and other writings (1916). New York : Routledge, 2002 ROSENFELD Anatol. O teatro épico. São Paulo : Perspectiva, 2008 STAM Robert. Introdução às teorias do cinema. Campinas : Papirus, 2006 STAM Robert. SHOHAT Ella. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturismo e representação. São Paulo: CosacNaify, 2006 XAVIER Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro : Graal, 2003 _________. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo : Paz e Terra, 2005

Conteúdo

- A teoria formativa (Arnheim, Balazs, Munsterberg) - A teoria da montagem soviética - A teoria realista (Bazin, Kracauer) - As teorias de esquerda pós 1968 (Brecht, Benjamin, Althusser, Debord, Comolli) - A teoria do autor (Astruc, Truffaut, Godard, Sarris) - A teoria estruturalista-semiológica (1a semiologia, Metz, Barthes, Lotman, Bergala) - A semiologia psicanalítica (2a semiologia, Morin, Metz, Baudry) - As teorias feministas (Mulvey, Haskell, Rosen) - A narratologia (Gaudreault, Jost, Vanoye) - A análise textual (Levi-Strauss, Eco, Derrida, Bellour) - Os estudos culturais (Nelson, Fiske, Gledhill, Dyer, Haskell, Rosen) - A semiopragmática (Odin, Casetti) - A teoria cognifitva analítica (Bordwell, Carroll) - O pós-estruturalismo (Derrida) - O multiculturalismo (Shohat, Stam) - A teoria queer (Butler, Mulvey, Dyer) - O pós-colonialismo (Said, Bhabha)

Metodologia

- Leitura de textos fundamentais - Discussão em seminários com apresentadores e comentadores - Discussão sobre os projetos de pesquisa dos alunos

Observação