Turma DE012 - Teoria do Cinema - Turma A
Nome
Teoria do Cinema
Subtítulo
Metodologias de pesquisa em Cinema e Audiovisual
Cód. Disciplina - Turma
DE012 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE012 - Teoria do Cinema
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Esta disciplina terá início no dia 6/03
Docentes
Pedro Maciel Guimarães Júnior
Critério de Avaliação
- Leitura de textos e apresentação de seminário de reflexão teórica
- Apresentação do projeto de pesquisa / comentário crítico dos projetos dos demais alunos
Bibliografia
ANDREW Dudley. As Principais Teorias do Cinema – Uma Introdução. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1989.
ARNHEIM, Rudolf. A arte do cinema (1932). Lisboa: Edições 70, 1989
AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2010
AUMONT et. al. A estética do filme. Campinas : Papirus, 2009
BALÁZS, Béla. Theory of the film (1945). Character and growth of a new art. Nova York: Arno Press, 1972
BARTHES Roland. Elementos de semiologia. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2001
BAUDRY Jean-Louis. L’effet-cinéma. Paris : Albatroz, 1978
BAZIN Andre. O que é o cinema? São Paulo : Cosac Naify, 2015
BENJAMIN Walter. Ensaios sobre Brecht. São Paulo : Boitempo, 2017
BORDWELL David. Narration on film fiction. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.
_____________. “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos”. In RAMOS Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema, vol. II. São Paulo : Senac, 2005.
BRECHT Bertolt. Estudos sobre o teatro. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2005
BUTLER Judith. Gender trouble : feminism and the subversion of identity. Nova Iorque : Routledge, 1990
CASETTI Francesco. Teorías del cine – 1945-1990. Madrid : Catedra, 2000
__________. D’un regard, l’autre. Le film et son spectateur. Lyon : PUL, 1990
COMOLLI Jean-Louis, NARBONI Jean. Cinéma/Ideology/Criticism. Cahiers du Cinéma, outubro, 1969
DEBORD Guy. A sociedade do espetáculo : comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro : Contraponto, 2013
DOANE Marie Anne. The desire to desire. The woman’s film fo the 1940s. Bloomington: Indiana University Press, 1987
GAUDREAUL André. JOST François. A narrativa cinematográfica. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2009
HALL Stuart. GAY Paul du (orgs.). Questions of cultural identity. Londres : Sage, 1996
HALL Stuart. SILVA Tomaz Tadeu da. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estados culturais. 2.ed. -. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003
KRACAUER Siegfried. Theory of film : the redemption of physical reality. Princeton : Princeton University Press, 1997
MORIN Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Ensaio de antropologia (1958). Lisboa : Moraes ed. 1970
METZ Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972
______. O significante imaginário. Psicanálise e cinema (1977). Lisboa : Horizontes, 1980
MUNSTERBERG, Hugo. Photoplay: a psychological study and other writings (1916). New York : Routledge, 2002
ROSENFELD Anatol. O teatro épico. São Paulo : Perspectiva, 2008
STAM Robert. Introdução às teorias do cinema. Campinas : Papirus, 2006
STAM Robert. SHOHAT Ella. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturismo e representação. São Paulo: CosacNaify, 2006
XAVIER Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro : Graal, 2003
_________. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo : Paz e Terra, 2005
Conteúdo
- A teoria formativa (Arnheim, Balazs, Munsterberg)
- A teoria da montagem soviética
- A teoria realista (Bazin, Kracauer)
- As teorias de esquerda pós 1968 (Brecht, Benjamin, Althusser, Debord, Comolli)
- A teoria do autor (Astruc, Truffaut, Godard, Sarris)
- A teoria estruturalista-semiológica (1a semiologia, Metz, Barthes, Lotman, Bergala)
- A semiologia psicanalítica (2a semiologia, Morin, Metz, Baudry)
- As teorias feministas (Mulvey, Haskell, Rosen)
- A narratologia (Gaudreault, Jost, Vanoye)
- A análise textual (Levi-Strauss, Eco, Derrida, Bellour)
- Os estudos culturais (Nelson, Fiske, Gledhill, Dyer, Haskell, Rosen)
- A semiopragmática (Odin, Casetti)
- A teoria cognifitva analítica (Bordwell, Carroll)
- O pós-estruturalismo (Derrida)
- O multiculturalismo (Shohat, Stam)
- A teoria queer (Butler, Mulvey, Dyer)
- O pós-colonialismo (Said, Bhabha)
Metodologia
- Leitura de textos fundamentais
- Discussão em seminários com apresentadores e comentadores
- Discussão sobre os projetos de pesquisa dos alunos
Observação