Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Sem alturas definidas - o repertório para percussão no Século XX e XXI

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala DM 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Stéphan Olivier Schaub

Fernando Augusto de Almeida Hashimoto

Critério de Avaliação

É esperado que cada estudante realize leituras e escutas das obras preparatórias e participe ativamente das aulas. De forma complementar, a avaliação baseia-se em três critérios: a) avaliação será baseada na assiduidade, b) numa apresentação que será efetuada durante o semestre e c) numa curta monografia final sobre um assunto escolhido em conjunto com os professores da disciplina.

Bibliografia

Schick, S. The percussionist's same bad, different dream, Rochester Press, 2015 Hartenberger, R. The Cambridge Companionto percussion, Cambridge Univerity Press 2016

Conteúdo

conjuntos formados exclusivamente por instrumentos de percussão (ou instrumentos usados como tal) e, por não serem compostas para alturas definidas, exploram outras dimensões musicais tal como a do ritmo e da sonoridade. Mesmo sendo relativamente escasso, comparado com outros tipos de formações, as obras desse repertório encontram-se num número representativo dentre as principais correntes estéticas e conceituais que marcaram a música dos Séculos XX e XXI.  

A partir de uma seleção de obras representativas, a disciplina tem como primeiro objetivo oferecer aos participantes um panorama geral do repertório para percussão sem alturas definidas utilizando-se de estudos detalhados ancorados em: contextualizações históricas, considerações teóricas e análises das partituras e das gravações. Partindo desse primeiro objetivo, a disciplina tem também a intenção de fornecer uma visão a geral - embora necessariamente parcial – da música dos Séculos XX e XXI e, assim, introduzir subsídios conceituais e práticos para interrogar e aprofundar o seu estudo.

Metodologia

As aulas incluirão uma componente “teórica”, na qual obras selecionadas serão apresentadas  e discutidas e uma componente “prática”, que proverá meios analíticos e metodológicos de pesquisa. Partindo-se dos pressupostos teóricos, a ênfase na componente metodológica evoluirá durante o decorrer do semestre.

Observação