Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Subtítulo
Sem alturas definidas - o repertório para percussão no Século XX e XXI
Cód. Disciplina - Turma
MS102 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
Critério de Avaliação
É esperado que cada estudante realize leituras e escutas das obras preparatórias e participe ativamente das aulas. De forma complementar, a avaliação baseia-se em três critérios: a) avaliação será baseada na assiduidade, b) numa apresentação que será efetuada durante o semestre e c) numa curta monografia final sobre um assunto escolhido em conjunto com os professores da disciplina.
Bibliografia
Schick, S. The percussionist's same bad, different dream, Rochester Press, 2015
Hartenberger, R. The Cambridge Companionto percussion, Cambridge Univerity Press 2016
Conteúdo
conjuntos formados exclusivamente por instrumentos de percussão (ou instrumentos usados como tal) e, por não serem compostas para alturas definidas, exploram outras dimensões musicais tal como a do ritmo e da sonoridade. Mesmo sendo relativamente escasso, comparado com outros tipos de formações, as obras desse repertório encontram-se num número representativo dentre as principais correntes estéticas e conceituais que marcaram a música dos Séculos XX e XXI.
A partir de uma seleção de obras representativas, a disciplina tem como primeiro objetivo oferecer aos participantes um panorama geral do repertório para percussão sem alturas definidas utilizando-se de estudos detalhados ancorados em: contextualizações históricas, considerações teóricas e análises das partituras e das gravações. Partindo desse primeiro objetivo, a disciplina tem também a intenção de fornecer uma visão a geral - embora necessariamente parcial – da música dos Séculos XX e XXI e, assim, introduzir subsídios conceituais e práticos para interrogar e aprofundar o seu estudo.
Metodologia
As aulas incluirão uma componente “teórica”, na qual obras selecionadas serão apresentadas e discutidas e uma componente “prática”, que proverá meios analíticos e metodológicos de pesquisa. Partindo-se dos pressupostos teóricos, a ênfase na componente metodológica evoluirá durante o decorrer do semestre.
Observação