Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

As Bodas de Fígaro de Mozart e Da Ponte

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - C


Sala DM04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas dessa disciplina terão início no dia 06/03/2018.

Docentes

Angelo José Fernandes

Paulo Mugayar Kühl

Critério de Avaliação

Participação em aulas, montagem da ópera e um trabalho escrito.

Bibliografia

- As Bodas de Figaro : Mozart, Da Ponte, Beaumarchais / organização, introdução e notas de Antonio Monteiro Guimarães, Rio de Janeiro, RJ : Jorge Zahar, 1991 - Gallarati, P., Musica e maschera : il libretto italiano del Settecento, Turim: EDT,1984 - Heartz,D.; Bauman, T., Mozart's Operas, Univ. of California Press, 1992 - Hunter, M.; Webster, J. (ed.), Opera buffa in Mozart's Vienna, New York, NY : Cambridge University Press, 1997 - Landon, H. R. (ed.)Mozart, um compendio : guia completo da musica e da vida de Wolfgang Amadeus Mozart, Rio de Janeiro, RJ : Jorge Zahar, 1996 - Leopold, S. (ed.), Mozart Handbuch, Kassel ; Stuttgart : Bärenreiter : Metzler, c2005 - Levin, D. J., Unsettling opera : staging Mozart, Verdi, Wagner, and Zemlinsky, Chicago, IL : University of Chicago Press, 2007 - Mozart, W. A. Le Nozze di Figaro. Kassel: Bärenreiter-Verlag, 1996. (partitura) - Steptoe,A., The Mozart-Da Ponte operas : the cultural and musical background to Le nozze di Figaro, Don Giovanni, and Cos fan tutte

Conteúdo

- Ópera séria e ópera cômica no século XVIII. - A teoria do cômico. - Mozart, Da Ponte e as transformações dos modelos de ópera. - Libretos e a adaptação de peças de teatro: uma longa tradição e as propostas de Mozart. - O caso Beaumarchais - Da Ponte. - Travestismo e ópera. - Estudo de montagens das Bodas de Fígaro. - Estudo da partitura: leitura e montagem musical da ópera completa.

Metodologia

Aulas teóricas e práticas visando a reflexão e a montagem musical da ópera completa com os alunos da disciplina.

Observação