Turma DE625 - Seminários Avançados I - Turma A

Nome

Seminários Avançados I

Subtítulo

Debates teóricos entre cinema e feminismo

Cód. Disciplina - Turma

DE625 - A


Sala LIS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE625 - Seminários Avançados I
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Karla Adriana Martins Bessa

Critério de Avaliação

1) Presença e participação nos debates; 2) Elaboração de um ensaio final (texto escrito entre 08 e 15 páginas)

Bibliografia

Kaplan, E.A. Women & Film. Both Sides of the Camera. 1983. Routledge: London White, Patricia. Women´s Cinema, World Cinema. Projecting Contemporary Feminisms. Galt, R. & Schonver.K. Os Mundos do Cinema Queer: da estética ao ativismo. ArtCultura, 2015- v. 17, n. 30, p. 97-107, jan-jun. 2015 BESSA, Karla Adriana Martins. “Como cheguei a ser o que sou”? Uma estética da torção em filmes das décadas de 60 e 70. Rev. Estud. Fem., Florianópolis , v. 25, n. 1, p. 291-313, Apr. 2017 GERACE, Rodrigo. cinema Explícito. Representações Cinematográficas do Sexo. São Paulo. SESC, 2015. SOBRINHO, G. Questoes de Gêneros: vídeos, documentários e mulheres no Brasil. In: Alfredo Suppia (org). Generos cinematográficos e audiovisuais: perspectivas contemporâneas. Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2016. p. 87-108 SHOHAT, Ella&STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica- multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006 HOLANDA, K. Cinema brasieiro feito por mulheres- um campo de pesquisa. ComCiência- Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 2016. CAVALCANTE, Alcilene & HOLANDA, K. Feminino Plural: história, gênero e cinema no Brasil dos anos 1970. In: BRAGANÇA, M. & TEDESCO, Marina. (org).Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano. Rio de Janeiro, Letras. 2013. p. 134-152 Thornham. Sue (ed). Feminist Film Theory. A Reader. Edinburgh University Press. 1999/2005. Tompkins, Cynthia. Experimental Latin American Cinema. History and Aesthetics. The University of Texas Press. Austin. 2013 MORA, Sergio de la. Cinemachismo. Masculinities and Sexuality in Mexican Film. University of Texas Press. 2006.

Conteúdo

1) Feminismo e Cinema: psicanálise, semiótica, tecnologia do gênero 3) Cinema e Contracinema- gêneros do contracinema e gênero no contracinema 4) Mulheres Diretoras: um cinema de mulheres? 5)Corpos e sexo na tela (erótico, explícito, simbólico) 6) cinema: Diversidade sexual e estudos queer

Metodologia

As aulas consistiram em debates a partir de leituras de textos e filmes. As leituras serão feitas considerando a diversidade geopolítica de autores/as e diretores/as e a diversidade social e sexual dos(as) autores/as e filmes. Será privilegiada a produção fílmica e teórica realizada na America Latina ou por autores que se dediquem a pensar a A.L.

Observação