Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

Mímesis Corpórea e Práticas de Observação

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - A


Sala Sala do LUME
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
DISCIPLINA OFERECIDA EM FORMATO INTENSIVO, DE 09 a 20 de Abril de 2018 / HORÁRIOS: Primeira semana: - Dia 09, Segunda, das 8:30h às 12:30h - Dia 10, Terça, das 18:00h às 22:00h - Dias 11 a 13 (Quarta, Quinta e Sexta), das 8:30h às 12:30h - Dia 14, Sábado, das 8:00h às 13:00h / OBS: Dia 15, Domingo, não haverá aula / Segunda semana: - Dia 16, Segunda, das 8:30h às 12:30h - Dia 17, Terça, das 18:00h às 22:00h - Dias 18 a 20 (Quarta, Quinta e Sexta), das 8:30h às 12:30h

Docentes

Critério de Avaliação

Participação nas aulas; Apresentação de resultado prático; Trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio.

Bibliografia

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001. COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo... relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no Lume. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2006. ________________ . Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2006. FERRACINI, Renato. (Org). Corpos em Fuga, Corpos em Arte. São Paulo: Hucitec/FAPESP, 2006. HIRSON, Raquel Scotti. Tal Qual Apanhei do Pé – uma atriz do Lume em pesquisa. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2006. ____________________. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012.

Conteúdo

Disciplina prática que aborda procedimentos da mímesis corpórea a partir dos projetos de pesquisa dos alunos. É, antes, um aprendizado do olhar, pois, embora a percepção se dê por inteiro, há diferentes escolhas feitas em cada situação. O olhar transbordará para fragmentos de textos, chegando-se à mímesis da palavra. O objetivo da mímesis da palavra é fazer com que a palavra se proponha como uma construção poética no corpo; a palavra não somente compreendida como unidade da linguagem escrita, mas como uma abordagem textual, seja ela literária ou conceitual. A mímesis corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais - desenvolvida pelo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) - que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens/textos. O pressuposto da mímesis corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa. A ideia da mímesis corpórea não é traduzir, mas recriar e poetizar a partir de algo que se observa. Desta maneira, haverá sempre fissuras para recriações, pesquisa e encontros.

Metodologia

- Compartilhamento das pesquisas - Aulas práticas contendo elementos do treinamento de ator e treinamento em mímesis corpórea e mímesis da palavra desenvolvidos no LUME - Criação e apresentação de uma sequência de ações - Discussão sobre os princípios desenvolvidos

Observação

Material de trabalho Trazer desde o primeiro dia do curso: - Roupa adequada para treinamento físico; - Entre 15 e 20 imagens em papel, em formato possível de serem manuseadas, com dimensão mínima de 20x15cm (cópias de fotografias ou pinturas - de livros, revistas, sites ou arquivo pessoal); - Três textos curtos impressos (procurando contemplar estilos literários, por exemplo, um poema, um texto em prosa e um teórico/conceitual); - Equipamentos: um gravador de áudio, fone de ouvido e uma máquina fotográfica digital ou aparelho celular com esses aplicativos; - Caderno de anotações. Obs: selecionar materiais que dialoguem com o projeto de pesquisa ou com a pesquisa que está sendo desenvolvida na Pós-Graduação. LOCAL: SEDE DO LUME. RUA CARLOS DINIZ LEITÃO, 150. VILA SANTA ISABEL, BARÃO GERALDO, PRÓXIMO À MORADIA DOS ESTUDANTES DA UNICAMP.