Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A

Nome

Movimento, Ação e Gesto

Subtítulo

Prática e análise somático-expressiva

Cód. Disciplina - Turma

AC200 - A


Sala AD-04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Início das aulas: 12 de março.

Docentes

Marisa Martins Lambert

Critério de Avaliação

− Produção prática e reflexiva − Elaboração de um Portfólio Expressivo, como espaço de construção de saberes ampliação de referenciais e contato com subjetividades. − Presença (75% da CH total do curso) e participação engajada nas propostas de aula

Bibliografia

Básica: BARTENIEFF, Irmgard. Body Movement: Coping with the Environment. Langhorne: Gordon & Breach Science Publishers, 1980. GODARD, Hubert. Gesto e percepção. Tradução de Silvia Soter. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2002. p. 11-35. LABAN, Rudolf. A vision of dynamic space. London: Laban Archives & The Falmer Press, 1984. LIMA, Dani. Gestos: Práticas e Discursos. Editora Cobogo. Rio de Janeiro: 2013. SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Dir.). História do Corpo vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: editora Vozes, 2008. p. 509-539. Complementar: FERNANDES Ciane. O corpo em movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2a Edição. São Paulo: Annablume, 2006. GIL, José. Movimento Total – o corpo e a dança. Tradução Miguel Serras Pereira. São Paulo: Iluminuras, 2005. GREEN, Jill. Social Somatic Theory: issues and applications in dance pedagogy. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 13, p. 65-76, jul.-dez. 2015. HACKNEY, Peggy. Making connections: total body integration through Bartenieff fundamentals. Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1998. LAMBERT, Marisa. M. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: o Sistema Laban/Bartenieff para o desenvolvimento somático e a criação em dança. 2010. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. LAUNAY Isabelle. A la recherche d’une danse moderne: Rudolf Laban et Mary Wigman. Université de Paris 8. Janvier, 1997. LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute Costa. 1a Edição Portuguesa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. SALLES, Cecília Almeida. Redes de Criação: Construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

Conteúdo

A disciplina abordará a investigação prático/teórica de aspectos sensíveis e dinâmicos da linguagem corporal. Em seu desenvolvimento, os materiais somáticos e expressivos do Sistema Laban/Bartenieff serão base para interlocução com os eixos de estudo – movimento, ação e gesto. Serão temas guias do processo: − Contato com os campos de experimentação e análise do movimento Laban/Bartenieff: Corpo, Espaço, Esforço e Forma − Contextualização do pensamento filosófico e sociopolítico de Rudolf Laban e Irmgard Bartenieff − Relação entre estrutura, funcionamento e expressão no estudo do movimento − Conectividade interno/externo, percepção/ação, corpo/espaço − Reflexão sobre expressividade: reconhecimento de preferências cinestésicas e cinéticas e refinamento do potencial expressivo − Apreciação crítica do valor didático do material para a pesquisa, criação e ensino − A plasticidade do corpo na cena contemporânea e o corpo como dramaturgia nas artes da cena

Metodologia

− Experimentação de princípios e conceitos − Pesquisa criativa de aprofundamento nos materiais − Leitura e análise de textos indicados − Prática de observação e análise do movimento − Registro pessoal de vivências relacionadas

Observação

Haverá a participação das professoras convidadas Dani Lima e Lenira Rengel