Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A
Nome
Seminário Experimental
Subtítulo
O Musicar Local
Cód. Disciplina - Turma
MS260 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS260 - Seminário Experimental
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Apresentações orais (2x): 40%; Trabalho final: 60%.
Apresentação 1: Apresentação do argumento central de um artigo de uma revista Qualis A de 2015-2018;
Apresentação 2: Apresentação do projeto de dissertação/tese, focando a relação entre dados e a teoria central do argumento.
Trabalho: Discussão de um conjunto de textos teóricos relevantes para a dissertação/tese.
Bibliografia
APPADURAI, Arjun. "The Production of Locality". In Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, pp. 178-99, 1996.
BECKER, Howard. Art Worlds. Berkeley/London: University of California Press, 1982.
BENNETT, Andy; PETERSON, Richard (Orgs.). Music Scenes: Local, Translocal, and Virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004.
BITHELL, Caroline; HILL, Juniper (orgs.), The Oxford Handbook of Music Revival. New York: Oxford University Press, 2014.
CAMBRIA, Vincenzo. " 'Cenas musicias': reflexões a partir da etnomusicologi. Música e Cultura, 10(1), 2017.
COTTRELL, Stephen. Professional Music-Making in London: Ethnography and Experience. Aldershot: Ashgate, 2004.
FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
MASSEY, Doreen. “Questions of Locality”. Geography 78 (2): 142–49, 1993.
PAIS, José Machado; BLASS, Leila Maria da Silva (orgs.), Tribos urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004.
REILY, Suzel; BRUCHER, Katherine. The Routledge Companion to the Study of Local Musicking. New York: Routledge, 2018.
REILY, Suzel; HIKIJI, Rose; TONI Flávia, “O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia”, Projeto Temático FAPESP.
SANSONE, Livio. "O funk 'glocal' na Bahia e no Rio de Janeiro. Interpretações locais da globalização negra". In Sansone, Livio.
Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Salvador: Edufba; Pallas, pp. 165-208, 2003.
SHELEMAY, Kay K. “Musical Communities: Rethinking the collective in music”. Journal of the American Musicological society, 64 (2): 349-90, 2011.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998.
TITON, Jeff Todd. “Music and Sustainability: An Ecological Viewpoint”. The World of Music, 51 (1): 119-37, 2009.
WENGER, Etienne. Communities of Practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Conteúdo
Visão panorâmica de abordagens teóricas interdisciplinares para o estudo da relação entre música e localidade;
Apreciação de como teorias nas musicologias são formuladas e disseminadas;
Conceito de performance em diferentes áreas da pesquisa musical;
Aprofundamento em algumas orientações correntes.
Metodologia
Seminários;
Discussões em grupo, fundamentadas em leituras coletivas;
Apresentações dos projetos dos participantes.
Observação