Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

O Musicar Local

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala MU43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Suzel Ana Reily

Critério de Avaliação

Apresentações orais (2x): 40%; Trabalho final: 60%. Apresentação 1: Apresentação do argumento central de um artigo de uma revista Qualis A de 2015-2018; Apresentação 2: Apresentação do projeto de dissertação/tese, focando a relação entre dados e a teoria central do argumento. Trabalho: Discussão de um conjunto de textos teóricos relevantes para a dissertação/tese.

Bibliografia

APPADURAI, Arjun. "The Production of Locality". In Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, pp. 178-99, 1996. BECKER, Howard. Art Worlds. Berkeley/London: University of California Press, 1982. BENNETT, Andy; PETERSON, Richard (Orgs.). Music Scenes: Local, Translocal, and Virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004. BITHELL, Caroline; HILL, Juniper (orgs.), The Oxford Handbook of Music Revival. New York: Oxford University Press, 2014. CAMBRIA, Vincenzo. " 'Cenas musicias': reflexões a partir da etnomusicologi. Música e Cultura, 10(1), 2017. COTTRELL, Stephen. Professional Music-Making in London: Ethnography and Experience. Aldershot: Ashgate, 2004. FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. MASSEY, Doreen. “Questions of Locality”. Geography 78 (2): 142–49, 1993. PAIS, José Machado; BLASS, Leila Maria da Silva (orgs.), Tribos urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004. REILY, Suzel; BRUCHER, Katherine. The Routledge Companion to the Study of Local Musicking. New York: Routledge, 2018. REILY, Suzel; HIKIJI, Rose; TONI Flávia, “O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia”, Projeto Temático FAPESP. SANSONE, Livio. "O funk 'glocal' na Bahia e no Rio de Janeiro. Interpretações locais da globalização negra". In Sansone, Livio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Salvador: Edufba; Pallas, pp. 165-208, 2003. SHELEMAY, Kay K. “Musical Communities: Rethinking the collective in music”. Journal of the American Musicological society, 64 (2): 349-90, 2011. SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998. TITON, Jeff Todd. “Music and Sustainability: An Ecological Viewpoint”. The World of Music, 51 (1): 119-37, 2009. WENGER, Etienne. Communities of Practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Conteúdo

Visão panorâmica de abordagens teóricas interdisciplinares para o estudo da relação entre música e localidade; Apreciação de como teorias nas musicologias são formuladas e disseminadas; Conceito de performance em diferentes áreas da pesquisa musical; Aprofundamento em algumas orientações correntes.

Metodologia

Seminários; Discussões em grupo, fundamentadas em leituras coletivas; Apresentações dos projetos dos participantes.

Observação