Turma AV003 - Teorias das Artes - Turma A
Nome
Teorias das Artes
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AV003 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV003 - Teorias das Artes
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Maria De Fatima Morethy Couto
Critério de Avaliação
A avaliação se dará por meio de seminários apresentados em classe e de um trabalho escrito entregue ao final do semestre. Os seminários serão realizados a a partir de textos sugeridos pelo professor. Os temas do trabalho serão discutidos nas primeiras semanas de aula.
Bibliografia
BASBAUM, Ricardo (org.). Arte contemporânea brasileira. Texturas, dicções, ficções, estratégias, Rio de Janeiro, Rios Ambiciosos, 2001.
BELTING, Hans. O fim da história da arte, São Paulo: Cosac Naify, 2006.
CANCLINI, Nestor Garcia. A sociedade sem relato. Antropologia e estética da iminência. São Paulo: EDUSP, 2012.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins, 2005.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu, São Paulo, São Paulo, Martins Editora, 2006.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história, São Paulo, Edusp, 2006.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo. Uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN. O que vemos, o que nos olha, São Paulo, Ed. 34, 1998.
_____. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte, UFMG: 2017.
FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas. Anos 60/70, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
______ e LONGONI. Ana (orgs). Conceitualismos do Sul/Sur. São Paulo: Anna Blume, 2009.
FOSTER, Hal (org.). O retorno do real. São Paulo: Ubu, 2017.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. São Paulo: Forense Universitária, 2012.
KRAUSS, Rosalind E., The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths, Cambridge (Mass.) e Londres, The MIT Press, 1986.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais/Projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
OWENS, Craig. Beyond recognition. Representation, Power and Culture, Berkeley, University of California Press, 1994.
PEDROSA, Mário. Política das artes, São Paulo, Edusp, 1995.
_______. A modernidade cá e lá, São Paulo, Edusp, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. A partillha do sensível. São Paulo: Ed. 34, 2005.
Conteúdo
Programa
A disciplina será estruturada a partir da discussão de textos específicos que relacionem os seguintes temas:
1. Arte e teorias da arte;
2. Arte e história da arte:
3. Arte e crítica;
4. Arte, história e crítica na América Latina;
5. Arte, história e crítica no Brasil.
Pretende-se analisar diferentes modos de compreender/estudar a arte e o fazer artístico, privilegiando-se os autores que abordaram o tema de forma crítica e reflexiva.
Metodologia
Leitura e discussão de textos previamente selecionados (alguns dos textos poderão ser inglês, espanhol ou francês);
Apresentação de seminários.
Análise de trabalhos artísticos.
Observação