Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Literatura de câmara do periodo classico: Quartetos de cordas de Haydn, Mozart e Beethoven

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - A


Sala 43 DM
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Início das aulas em 20/08.

Docentes

Emerson Luiz De Biaggi

Critério de Avaliação

Avaliação dos seminários, trabalhos e participação em aulas

Bibliografia

Beethoven, Ludwig van. Complete String Quartets - Dover Study Editions Blum, David. The art of Quartet playing - Cornell University press. Haydn, Joseph. Eleven late String quartets - Dover study Editions. Haydn, Joseph. Twelve string qurtets - Dover study editions. Kerman, Joseph. The Beethoven Quartets - W. W. Norton Larsen, Jens P.. The New Grove Haydn - W.W. Norton Mozart, Wolfgang A . Complete String Quartets - Dover Study Scores Rosen, Charles. The Classical Style - W. W. Norton Rosen, Charles. Sonata forms - W.W. Norton Todd, Larry e Williams, Peter. Perspectives on Mozart performance - Cambridge University Press

Conteúdo

Música do período de transição entre o barroco e o clássico. Origens e desenvolvimento dos quartetos de cordas. Quartetos de Haydn, Mozart e Beethoven. Principais formas musicais do classicismo. Leitura de textos sobre o classicismo e sobre os quartetos de cordas estudados. Técnicas utilizadas para a análise e identificação dos quartetos. Comparação de diferentes interpretações das peças

Metodologia

Aulas teóricas com utilização de partituras em diferentes edições. Leitura de textos selecionados sobre os quartetos estudados.Aulas práticas com audição de gravações, leitura instrumental de passagens específicas e performance de movimentos pelos alunos e pelo docente e/ou convidados. Realização de debates e seminários.

Observação

Não é necessário ser instrumentista de cordas para participar da disciplina