Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Canto: técnica e interpretação

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - B


Sala DM04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
1. A disciplina será ministrada das 18h às 21h; 2. É oferecida SOMENTE a cantores líricos e pianistas colaboradores; 3. As aulas começam somente em 13/08/2018.

Docentes

Angelo José Fernandes

Critério de Avaliação

Participação nas aulas de canto com a apresentação de pelo menos 5 obras diferentes ao longo do semestre de diferentes gêneros e estilos.

Bibliografia

BUNCH, Meribeth. Dynamics of the singing voice. New York: Springer-Verlag Wien New York, 1997. ELLIOT, Martha. Singing in style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006. MABRY, Sharon. Exploring twentieth-century vocal music. Oxford: Oxford University Press, 2002. MILLER, Richard. National schools of singing: English, French, German, and Italian techniques of singing revised. Lanham: The Scarecrow Press, Inc., 1977. __________. On the art of singing. Oxford: Oxford University Press, 1996. __________. The Structure of Singing. New York: G. Schirmer, 1986. __________. Training soprano voices. New York: Oxford University Press, 2000. __________. Training tenor voices. Belmont: G. Schirmer, 1993. NEWTON, George. Sonority in singing: an historical essay. Nova York: Ed. Vantage, 1984. POTTER, John. The Cambridge companion to singing. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p.178-191. STARK, James. Bel canto: a history of vocal pedagogy. Toronto: University of Toronto Press, 1999.

Conteúdo

Estudos técnicos, históricos, de repertório e de interpretação aplicados a uma produção selecionada para cantores líricos e pianistas colaboradores.

Metodologia

Aulas de canto expositivas e práticas em forma de masterclass. Leitura de textos que tratam da interpretação musical no âmbito da prática vocal distribuídos semanalmente para reflexão.

Observação