Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma A
Nome
Escritas da Cena
Subtítulo
Arte e Ativismo – perspectivas de uma escrita cênica política-performática
Cód. Disciplina - Turma
AC301 - A
Sala
AC-011 PAVIARTES, Dep. Artes Cênicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC301 - Escritas da Cena
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Curso teórico-prático, realizado de forma intensiva, de 17 a 27 de setembro de 2018. Solicita a leitura prévia de textos indicados. Dias/horários: SETEMBRO – 17, 18, 19 (segunda, terça e quarta, das 18h às 22h); 20 e 21 (quinta e sexta, das 14h às 20h), 22 (sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h); 24, 25 e 26 (segunda, terça e quarta, das 18h às 22h) e dia 27 (quinta, das 14h às 17h).
Docentes
Veronica Fabrini Machado de Almeida
Critério de Avaliação
Participação em sala de aula.
Projeto de ação e sua realização.
Relatório final no formato de artigo ou vídeo.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
CABALLERO, Ileana Diegues. Cenários liminares: teatralidades, performance e política. UBERLÂNDIA: EDUFU, 2011
_________. Cuerpos sin Duelo: iconoigrafias y teatralidades del dolor. Monterrey, Mexico: Universidad Autonoma Nuevo Leon, 2015.
Bibliografia Complementar:
BARUCHA, Rustom. Terror and Performance. New Delhi: Tulika Books, 2014.
BEUYS, Joseph. A Revolução somos nós. São Paulo: SESC, 2010.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989
CUNHA R. O, Erika C. Front(eiras): Dramaturgias entre o Real e o Imaginário. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Universidade Estadual de Campinas, 2017.
FISCHER, Stela Regina. Mulheres, Performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana. Tese (Doutorado em Artes da Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2017.
HILLMAN, James. Cidade e Alma. São Paulo: Editora Studio Nobel, 1993.
MAFFESOLI, Michel. Saturação. São Paulo: Observatório Itaú Cultural/Iluminuras, 2010.
RAPOSO, Paulo. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia [Online], v. 4, n. 2, 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/909. Acesso em: abr. 2018.
Conteúdo
1. As relações entre Arte e Política: os múltiplos sentidos da ação e o “artivismo”
2. Polis e Política: a atuação no espaço urbano
3. Poética e Política: os processos e as materialidades possíveis
4. Qual a urgência? Detectando o tema
5. Projetos, roteiros e programas: desenho da atuação
6. Execução da Ação
7. Análise crítica e reflexiva
Metodologia
Discussão de textos teóricos.
Visualização, análise e discussão de registros em video e fotografia de trabalhos cênico/performáticos relacionados ao ativismo.
Exercícios práticos de criação, visando a criação de uma ação arte-ativista.
Apresentação/realização da performance/cena performática.
Avaliação e discussão.
Observação
Curso teórico-prático, realizado de forma intensiva, de 17 a 27 de setembro de 2018. Estudos de textos, criação e realização de perfo/cena; análise das realizações à luz da bibliografia estudada em confronto com a criação e execução. Redação de um relatório final no formato de artigo e/ou vídeo. Solicita a leitura prévia de textos indicados. Dias/horários: SETEMBRO – 17, 18, 19 (segunda, terça e quarta, das 18h às 22hs); 20 e 21 (quinta e sexta, das 14h às 20h), 22 (sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h); 24, 25 e 26 (segunda, terça e quarta, das 18h às 22h) e dia 27 (quinta, das 14h às 17h).