Turma AC101 - Laboratório de Criação - Turma A
Nome
Laboratório de Criação
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AC101 - A
Sala
AD-07 DACO/Prédio Instituto de Artes
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC101 - Laboratório de Criação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
30
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Essa disciplina terá início no dia 9 de agosto, das 9 às 12 h, na sala AD-07 do DACO (sala embaixo do auditório, no prédio do IA).
Docentes
Critério de Avaliação
Participação nas aulas
Apresentação do estudo Cênico
Reflexão final escrito em forma de ensaio ou de artigo
Bibliografia
BERNARD, A. Applied Ideokinesis - A creative Approuch to Human movement and Body Alignment. Berkeley: North Alantic Books, 2006.
BOOGART, A. & LANDAU T. The View Points Book. New York: Theatre Communications Group, 2005.
FOSTER, Susan Leigh. Choreographing Empathy: Kinesthesia in performance. New York: Routledge, 2011.
GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras - Uma ideia (política do teatro). Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
LARROSA, José. Pedagogia Profana - Danças, Piruetas e Mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado - processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.
SWEIGARD, L.E. Human Movement Potencial Its Ideokinetic Facilitation. New York: Harper & Row, 1974.
Conteúdo
1- Entrelaçamento entre teoria e prática por meio da articulação da tríade: habilidades corporais (técnica), poética e procedimentos específicos para o desenvolvimento da criação em dança;
2- Pesquisa experimental: ativar a Mindfulness e Awareness
2- Abordagem da Ideokinesis: a imagem como suporte para a organização corporal e base para o procedimento criativo;
3- Dirigir a atenção, o sentir, o perceber ao realizar os movimentos, encorajando a experiência de descobrir novas possibilidades da ação, do gesto e dos movimentos.
4- Apresentação do pensamento somático - o conhecimento de si, em relação com o outro e interagindo com o ambiente em torno, por meio de técnicas e métodos da educação somática visando a criação e a performance;
Metodologia
Preparação para cena: princípios e prática da Ideokinesis;
Improvisação e elaboração de estudos cênicos;
Como realizar a tríade: técnica, poética e processo nas pesquisas individuais;
Apresentações e comentários dos trabalhos cênicos;
Viabilizar a pesquisa: etapas da produção;
Reflexão sobre as especificidades que permeiam as pesquisas desenvolvidas no campo das artes da cena especialmente nos programas acadêmicos.
Observação
- As aulas presenciais articulam teoria e prática;
- Trazer roupas para realizar atividade física;
- Os textos específicos que serão discutidos estarão organizados no programa de aulas, que será entregue no início das aulas. Outros textos poderão ser acrescentados à bibliografia dependendo das discussões nas aulas.