Turma DE625 - Seminários Avançados I - Turma A

Nome

Seminários Avançados I

Subtítulo

Cinema Marginal

Cód. Disciplina - Turma

DE625 - A


Sala PB16
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE625 - Seminários Avançados I
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Disciplina oferecida conjuntamente com graduação (15 vagas). 10 vagas para a pós. As aulas terão início em 14/03/2019.

Docentes

Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos

Critério de Avaliação

Trabalho escrito no final e seminários.

Bibliografia

A ser fornecida posteriormente. Ramos, Fernão. 'Cinema Marginal (1968/1973). A Representação em seu Limite'. São Paulo, Brasiliense, 1987. Ramos, Fernão Pessoa. Schvarzman, Sheila. 'Nova História do Cinema Brasileiro'. Vol.2. São Paulo, Ed. SESC, 2018. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Conteúdo

O curso irá abordar o Cinema Marginal brasileiro, centrando-se no período entre 1968 e 1973. Iremos estudar o desenrolar do Cinema Novo nos anos 1960 e os desenvolvimentos que o ligam e afastam do Cinema Marginal. A geração dos Marginais será vista em detalhe, tanto no cinema da Boca do Lixo paulistana, como nos filmes da Belair. Os cineastas mineiros e baianos também serão estudados, assim como a filmografia do grupo no exílio. Será dado destaque à produção autoral e à alguns diretores do movimento (Sganzerla, Bressane, Tonacci, Rosemberg, Visconti, Reichenbach, Veloso, Neville), desenvolvendo as particularidades seu trabalho estético. A proposta central do curso será determinar o que caracteriza e singulariza a produção marginal dentro do Cinema Brasileiro.

Metodologia

Serão exibidos e analisados filmes do movimento, seguidos de aula expositiva e seminário. Avaliação com trabalho escrito no final.

Observação