Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A
Nome
Seminários Avançados
Subtítulo
Linguagem musical e narrativa histórica: questões interdisciplinares
Cód. Disciplina - Turma
MS261 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS261 - Seminários Avançados
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início em 13 de Março de 2019.
Docentes
Critério de Avaliação
I. Dissertação sobre tema específico; II. Apresentação de seminário; III. Apresentação de projeto de pesquisada e participação nos debates.
Bibliografia
ADORNO, Theodor. "O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição", In Benjamin, Adorno, Horkheimer, Habermas, Col. Os Pensadores, SP, Ed. Abril Cultural, 1980.
AROM, Simha e ALVAREZ-PÉRYRE, Frank. Précis d'ethnomusicologie. Paris, CNRS Éditions, 2007.
ANDRADE, Mário de. Ensaios sobre a Música Brasileira, Livraria Martins Editora, SP, 1962.
ATTALI, Jacques, Bruits. Essai sur L`économie politique de la musique, Paris, Presses universitaires de France, 1977.
CLAYTON, M., HERBERT, T. e MIDDLETON, R.(org.). The Cultural study of music. NY, Routledge, 2033.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música no Brasil: história e interdisciplinariedade. Algumas interpretações (1926-80). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 16., 1991, Rio de Janeiro. História em debate: problemas, temas e perspectivas. Anais do XVI Simpósio da Associação Nacional dos Professores Universitários de História. [S.l.]: CNPQ/InFour, [199-], p. 151-189.
DUPRAT Régis, "Pesquisa histórico-musical no Brasil. Algumas reflexões", In Revista Brasileira de Música, No. 19. escola Brasileira de Música, UFRJ, RJ, 1991. Algumas interpretações (1926-80)", in Revista da Anpuh, 1993.
COOK, Nicholas. Music, imagination & culture. Oxford: Oxford University
Press, 1990.
DAHLHAUS, Carl. Foundations of music history. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
DeNORA, Tia. Beethoven and the construction of genius: musical politics in Vienna, 1792-1803. Berkeley; Los Angeles: University of California Press, 1995.
FUBINI, Enrico. La estetica musical desde la antigüedad hasta el siglo XX. Madrid, Alianza Musical, 1988.
GINZBURG, Carlo. “De A. Warburg a E. H. Gombrich: notas sobre um problema de método”. In: ______. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HANSLICK, Eduard. Do belo musical. Lisboa: Edições 70, 2002.
IKEDA, Alberto T., "Musicologia ou musicografia? Algumas reflexões sobre a pesquisa em música", in Anais. 1º simpósio latino-americano de musicologia, Curitiba, Fundação cultural de Curitiba, janeiro 1997.
KERMAN, Joseph. Musicologia. SP, Martins Fontes, 1987.
MACHADO, Cacá. O enigmado do homem célebre, São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2007.
MORAES, José Geraldo Vinci de, "História e Música: canção popular e conhecimento histórico", Revista Brasileira de História, Anpuh, No. 39, setembro 2000.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.
STERNE, Jonathan. The audible past: cultural origins of sound reproduction. Durham/London, Duke University Press, 2003.
TAYLOR, Timothy D. Beyond exoticism: Western music and the world. Durham; Londres: Duke University Press, 2007.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular, SP, Círculo do Livro, s/d.
WEBER, Max. Fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp, 1995.
WISNIK, José Miguel, "Algumas questões de música e política no Brasil", In Cultura Brasileira. Temas e interpretações (org.) Alfredo Bosi, SP, ED. Ática, 1987.
Conteúdo
I. O conceito de narrativa e linguagem na construção do discurso histórico; II. As escolhas que o pesquisador faz para a criação de sua narrativa em função de análises e interpretações da música; III. Equilíbrio, segurança, precisão e coerência no uso interdisciplinar de diferentes abordagens para análises e interpretações; IV. Elementos para compreensão da linguagem técno-musical; V. Gênero, estilo e estética musical; VI. Conceitos de narrativa musical e paisagem sonora; VII. Aspectos metodológicos e técnicos na abordagem analítica e interpretativa da semiótica, linguística, comunicação, sociologia, (etno) musicologia, antropologia, política, economia, língua e literatura.
Metodologia
I. Aulas expositivas; II. Seminários temáticos; III. Discussão de projetos de pesquisa.
Observação