Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Subtítulo
Antropologia para Músicos
Cód. Disciplina - Turma
MS110 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Participação nos debates em aula; Apresentação oral de seminário; Trabalho final escrito.
Bibliografia
BECKER, Howard. Art Worlds. and Los Angeles, Califórnia: University of Califórnia Press, 1982.
BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press, 1973.
BLACKING, J. Música, cultura, experiência. Cadernos de pesquisa, 16: 201-16, 2007.
CAMBRAIA, Vincenzo. Novas estratégias na pesquisa musical: pesquisa participativa e etnomusicologia. In Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauade X, 2008.
DA MATTA, Roberto. Explorações: ensaios de sociologia interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
GEERTZ, Clifford. “A arte como sistema cultural”. IN: O saber local: novos ensaios em antropologia interpretatival. Petrópolis: Vozes, 1997.
GEERTZ, Clifford. Cap. 1 “Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura”. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
GELL, Alfred. “The technology of enchantment and the enchantment of technology”. In: The art of anthropology: essays and diagrams. Oxford; New York: Berg, 2006. [1999]
HEINICH, Nathalie. A sociologia da arte. Bauru: Edusc, 2008.
LARAIA, Roque. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
ROCHA, E. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 2003.
SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015.
_____. Etnografia da música. Cadernos de pesquisa, 17: 237-59, 2008.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998.
TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.
VICTORA, Ceres Gomes; KNAUTH, Daniela Riva & HASSEN, Maria de Nasaré Agra. “Método Etnográfico de Pesquisa”. In: Pesquisa Qualitativa em Saúde. Uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.
VELHO, Gilberto. “Observando o Familiar”. In: Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1981. (11pgs)
Conteúdo
Tendo por público-alvo músicos, esta disciplina objetiva apresentar e discutir referenciais e metodologias próprios à Antropologia Social, com vistas a conhecer as contribuições dessa disciplina aos estudos sobre música. Inicialmente, trabalharemos em uma breve introdução à Antropologia, em que serão discutidos conceitos básicos (cultura, etnocentrismo e relativização) bem como seu método de pesquisa privilegiado (o etnográfico). No restante do semestre, incursionaremos em algumas possibilidades de estudos antropológicos sobre a música, tomada como fenômeno social. Será apresentada uma visão panorâmica das principais referências teóricas colocadas na etnomusicologia e nas ciências sociais de hoje, situando alguns dos seus debates contemporâneos.
Metodologia
Aulas expositivas; discussão coletivas em aula de textos; apresentação de seminários pelos alunos; oficinas de produção de textos etnográficos. O textos usados como base para as discussões serão escolhidos a partir da bibliografia básica indicada, podendo haver alterações em função do andamento das discussões durante o curso.
Observação