Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma SN
Nome
Tópicos Especiais em Educação Musical
Subtítulo
Arte, linguagem e educação
Cód. Disciplina - Turma
MS108 - SN
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 12/03.
A sala de aula é a IE-03, no Instituto de Economia, em frente ao barracão do Instituto de Artes (dança e teatro).
Docentes
Critério de Avaliação
Presença e participação nas aulas
Trabalho final no formato de seminário oral
Entrega de um trabalho individual escrito
Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do Discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
MOLINO, Jean. Facto musical e semiologia da música. In: NATTIEZ, Jean-Jacques et al. Semiologia da música. Lisboa: Vega, s/d. p. 109-164.
PONZIO, Augusto. Semiotics between Peirce and Bakhtin. Recherches Sémiotiques / Semiotic Inquiry, n.4, p. 273-292, 1984.
PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana. São Paulo: Contexto, 2008.
SCHROEDER, S.C.N.; SCHROEDER, J.L. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, v.4, n.2, set/2011, p.127-153.
SCHROEDER, Sílvia C. N. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, Porto Alegre, vol.21, 44- 52, mar. 2009.
SEINCMAN, Eduardo. Estética da comunicação musical. São Paulo: Via Lettera, 2008.
STRAZZACAPPA, M.; NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. A construção do conhecimento em Arte. In: OLIVEIRA Jr., W.M.; BITTENCOURT, A.B. Estudo, pensamento e criação. Campinas: Graf. FE, p. 75-82, 2005.
TAGG, Philip. Análise musical para “não-musos”: a percepção popular como base para a compreensão de estruturas e significados musicais. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 7-18, jan/jun 2011.
VOLOCHÍNOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
Conteúdo
Este curso destina-se a educadoras e educadores da música e das artes e pretende abordar os sistemas artísticos e seus processos educativos do ponto de vista da linguagem. Tomará como perspectiva teórica a teoria enunciativo-discursiva do Círculo de Bakhtin para subsidiar reflexões no campo educacional e das artes. Entre as temáticas a serem desenvolvidas, inclui-se:
- Linguagem e enunciação
- Gêneros do discurso
- Dialogia na língua, na arte e na música
- Signo e significação
- A linguagens artísticas e suas possibilidades de aprendizagem
- Pesquisas em arte-educação e educação musical
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas com base em leituras previamente indicadas.Oportunamente, serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos para ilustração e análise dos pontos abordados no curso.
Observação
O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula.
Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos.