Turma AV201 - Laboratório I - Turma A

Nome

Laboratório I

Subtítulo

Ressignificações estéticas e tendências pós digitais

Cód. Disciplina - Turma

AV201 - A


Sala SALA TV MULTIMEIOS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV201 - Laboratório I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Disciplina prática de realização. Aceitarei até 05 alunos especiais.

Docentes

Paulo Cesar da Silva Teles

Critério de Avaliação

A avaliação deverá se pautar na derência dos trabalhos realizados, apresentados e do memorial drítico-descritivo ao tema proposto e ao programa da disciplina.

Bibliografia

BEIGUELMAN, Giselle. Admirável Mundo Cíbrido. 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/3003787/Admir%C3%A1vel_mundo_c%C3%ADbrido. Acessado em julho 2016. BLOCH, A. (2015) Lamyert Garcia dos Santos: ‘Hoje, xamanismo é alta tecnologia de acesso’. Rio de Janeiro: Ag. O Globo. Publicado em 07/08/2015. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/laymert-garcia-dos- santos-hoje-xamanismo-alta-tecnologia-de-acesso-17110386 recuperado em 05/05/2017. CANCLINI. N. (2008). Culturas híbridas. São Paulo. EDUSP. CIANCIOTTA, A. (2017) Magnetopia, audio rituals with wearable antennas. In Neural – critical digital culture and media arts. 20/02/2017. Disponível em http://neural.it/2017/02/magnetoceptia-audio-rituals-with-wearable-antennas/ recuperado em 09/05/2017. GALLOWAY, Alexander. Protocol. Cambridge: Mass., MIT Press, 2004. GIANNACHI, Gabriela. Virtual Theatres. London: Routledge, 2004. GIANETTI, Cláudia. Estética Digital. Belo Horizonte: C/Arte, 2006. HANSEN, M. (2003). New phylosophy for new media. Cambridge: MIT Press. ______________. (2006). Bodies in code: interfaces with digital media. New York: Routledge. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós Dramático. São Paulo: CosacNaif, 2007. SANTAELLA, L. (2003). Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Ed. Paulus. SANTOS, L. (2008) Predação high tech, biodiversidade e erosão cultural: O caso do Brasil. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/cteme/txt/predacao.pdf, s/d. TRIBLE, M. e JANA, R. (2006). New media art. Köhl: Taschen Gmbh. WILSON, S. (2002). Information arts: intersections of art, science, and technology. Cambridge: MIT Press. NMC Media-N - Journal of the New Media Caucus | ISSN:1942-017X. Disponível em http://median.newmediacaucus.org/mestizo-technology-art-design-and- technoscience-in-latin-america/ Recuperado em 15/02/2018. http://neural.it/2017/02/magnetoceptia-audio-rituals-with-wearable-antennas/ Recuperado em 15/02/2017
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Conteúdo

Arte interativa e sensorial; Arte tecnológica: O hi-tech e o low-tech. Artes transculturais: poéticas em múltiplos lugares de fala em esferas multiculturais; Experimentação artística orientada no campo tecnológico nas suas diferentes vertentes materiais, eletrônicas e digitais, tendo em vista o desenvolvimento de processos artísticos multimodais e multidisciplinares, com ênfase na produção de obras de naturezas processuais e endo-estéticas.

Metodologia

Aulas presenciais, discussões em sala de aula, orientações e acompanhamentos individuais ou grupais junto aos trabalhos a serem desenvolvidos. A apresentação final de cada trabalho deverá ser pública e acompanhada de um memorial descritivo e crítico no âmbito da sua produção e exibição.

Observação