Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Educação Musical
Subtítulo
Desenvolvimento Humano e Educação Musical
Cód. Disciplina - Turma
MS108 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Adriana do Nascimento Araujo Mendes
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos (15%); b) confecção de uma resenha (15%); c) apresentação de seminário (30%) e; d) trabalho final escrito em forma de artigo (40%) .
Bibliografia
ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984.
CAREGNATO, Caroline. A compreensão musical da criança: o desenvolvimento da simultaneidade em música a partir da obra de Piaget. Manaus: UEA Edições, 2015.
ILARI, Beatriz S. (org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
KEBACH, Patrícia F. C.(org.). Expressão musical na educação infantil. 1.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
LEHMAN, A.; SLOBODA, J. ; WOODY, R. Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Z.; DAL COLETO, Andréa P. Desenvolvimento e aprendizagem segundo o ponto de vista de Jean Piaget. In: BORUCHOVITCH, Evely; AZZI, Roberta G.; SOLIGO, Ângela (orgs.). Temas em psicologia educacional- contribuições para a formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017.
PILETTI, Nelson; Rossato, Solange M.; Rossato, Geovanio. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.
SLOBODA, John. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
______. Música, mente e educação. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
Conteúdo
Disciplina voltada para educadores musicais, músicos e pedagogos que atuam ou irão atuar com o ensino musical em espaços educacionais diversos, como escolas de educação básica, escolas especializadas de música ou projetos sociais, entre outros. Propõe estudar o desenvolvimento humano e abordar mecanismos do ensino e da aprendizagem musical à luz de Jean Piaget, Keith Swanwick e John Sloboda.
Metodologia
As aulas serão expositivas e interativas e irão envolver:
a)Exposição do conteúdo de aula pela professora responsável;
b)Debate dos textos indicados para leitura;
c)Dinâmicas de grupo envolvendo reflexões sobre os conteúdos de aula nos projetos de pesquisa individuais;
d)Confecção de resenha pelos alunos;
e)Elaboração de trabalho final escrito.
Observação