Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloAs árias de concerto de Mozart
MS107 - A
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloAs árias de concerto de Mozart
MS107 - A
Participação nas aulas, com a preparação de uma ária de concerto, um seminário e um trabalho escrito.
- Angermüller, R. (ed.). Mozart : le arie da concerto ; Mozart e la musica massonica dei suoi tempi ; atti del convegno internazionale de studi, Rovereto, 26 - 27 Settembre 1998 / Associazione Mozart Italia. Bad Honnef : Bock, 2001
- Barros, Cassiano. A orientação retorica no processo de composição do classicismo observada a partir do tratado Versuch einer anleitung zur composition (1782-1793) de H. C. Koch. Diss. Mestrado, IA-UNICAMP, 2006
- Beltrami, P. G. La Metrica italiana. Bolonha, Il Mulino, 1991
- Corago. Repertorio e archivio di libretti del melodramma italiano dal 1600 al 1900 - http://corago.unibo.it/
- Gallarati, P., La Forza delle parole. Mozart drammaturgo, Turim: Piccola Biblioteca Einaudi, 1993
- Heartz, D.; Bauman, T., Mozart's Operas, Univ. of California Press, 1992
- Keefe, S. P. Mozart in Vienna. The Final Decade. Cambridge Univ. Press, 2017
- Landon, H. R. (ed.), Mozart, um compendio: guia completo da musica e da vida de Wolfgang Amadeus Mozart, Rio de Janeiro, RJ : Jorge Zahar, 1996
- Leopold, S. (ed.), Mozart Handbuch, Kassel ; Stuttgart: Bärenreiter : Metzler, 2005
- Metastasio, P. Drammi per musica. http://www.progettometastasio.it/
- Mozart, W. A. Concert arias. Bärenreiter e Digital Mozart Edition (https://dme-webdev.mozarteum.at/en/)
- Woodfield, I. Performing Operas for Mozart. Impresarios, Singers and Troupes. Cambridge Univ. Press, 2012
A proposta é estudar as árias de concerto no conjunto da produção de Mozart e também preparar os alunos para a execução delas. A disciplina abordará, entre outros temas, a história da ária desde o século XVII (nas óperas, nos oratórios, nas cantatas, etc.); a versificação italiana e as convenções poéticas e musicais das óperas; a noção de concerto (vocal e instrumental) no século XVIII; a centralidade de Metastasio na literatura europeia do século XVIII; os cantores de ópera e sua relação com Mozart; a retórica e a composição musical no final do século XVIII.
Aulas teóricas e práticas visando a reflexão e a execução musical das árias de concerto de Mozart com os alunos da disciplina.