Bibliografia
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998.
COUTINHO, Rejane Galvão. Questões sobre a formação de mediadores culturais. Anais do 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais – 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia – p. 3737-3749.
CURY, Marília Xavier. Educação em museus: panorama, dilemas e algumas ponderações. Ensino Em Re-Vista, v.20, n.1, p.13-28, jan./jun. 2013.
GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Editora Cortez, 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
IRWIN, Rita. A/r/tografy: a metonimic mestissage. In: A/rtograpy: Rendering Self through Arts-Based Living Inquiring. Vancouver: Pacific Educational Press, 2004. p. 27-39.
MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27.
MOREIRA, Jaqueline C. Castilho; SCHWARTZ, Gisele Maria. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Editora UFPR Educar, Curitiba, n. 33, p. 205-220, 2009.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
VON SIMSON, Olga R. M.; PARK, Margareth B.; FERNANDES, Renata S. (orgs) Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Editora da UNICAMP/Centro de memória, 2001.
Conteúdo
Metodologias para o Ensino de Arte e Pesquisa em arte;
O Ensino de Artes e a Educação Formal e Não Formal;
Contextos plurais: Ensino em escolas, museus de arte, centros culturais, projetos sociais etc.
Contextos plurais e vulnerabilidade: guetos, campos de refugiados, escolas e instituições para pessoas com deficiência, prisões etc.
O Ensino de Artes e a Multiculturalidade;
Iniciativas brasileiras e interdisciplinaridade.