Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

O Musicar Local

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala MU43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Essa disciplina será oferecida de 13:00 a 16:00.

Docentes

Suzel Ana Reily

Critério de Avaliação

Apresentações orais (2x): 40%; Trabalho final: 60%.

Apresentação 1: Apresentação do argumento central de um artigo de uma revista Qualis A de 2015-2018;

Apresentação 2: Apresentação do projeto de dissertação/tese, focando a relação entre dados e a teoria central do argumento.

Trabalho: Discussão de um conjunto de textos teóricos relevantes para a dissertação/tese.

Bibliografia

APPADURAI, Arjun. "The Production of Locality". In Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, pp. 178-99, 1996.
BENNETT, Andy; PETERSON, Richard (Orgs.). Music Scenes: Local, Translocal, and Virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004.
CAMBRIA, Vincenzo. " 'Cenas musicias': reflexões a partir da etnomusicologi. Música e Cultura, 10(1), 2017.
FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. A Música e o Risco: etnografia da performance de um projeto social de ensino musical. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2006
MASSEY, Doreen. “Questions of Locality”. Geography 78 (2): 142–49, 1993.

PAIS, José Machado. "O FADO DAN.ADO DO BRASIL: TR.NSITOS CULTURAIS". 

PAIS, José Machado; BLASS, Leila Maria da Silva (orgs.), Tribos urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004.

REILY, Suzel A. "A Experiência Barroca e a Memória Local na Semana Santa de Minas Gerais". Per Musi, 24: 43-53, 2011.
REILY, Suzel; BRUCHER, Katherine. The Routledge Companion to the Study of Local Musicking. New York: Routledge, 2018.
REILY, Suzel; HIKIJI, Rose; TONI Flávia, “O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia”, Projeto Temático FAPESP.
SANSONE, Livio. "O funk 'glocal' na Bahia e no Rio de Janeiro. Interpretações locais da globalização negra". In Sansone, Livio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Salvador: Edufba; Pallas, pp. 165-208, 2003.
SHELEMAY, Kay K. “Musical Communities: Rethinking the collective in music”. Journal of the American Musicological society, 64 (2): 349-90, 2011.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998.

TRAVASSOS, Elizabeth. "Palavras que consomem: contribuição à análise dos cocos-deembolada". Revista do IEB no. 51,  p. 13-40, 2010.
WENGER, Etienne. Communities of Practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Conteúdo

Visão panorâmica de abordagens teóricas interdisciplinares para o estudo da relação entre música e localidade;

Apreciação de como teorias nas musicologias são formuladas e disseminadas;

Conceito de performance em diferentes áreas da pesquisa musical;

Aprofundamento em algumas orientações correntes.

Metodologia

Seminários;

Discussões em grupo, fundamentadas em leituras coletivas;

Apresentações dos projetos dos participantes.

Observação