Turma AV202 - Laboratório II - Turma A

Nome

Laboratório II

Subtítulo

Sinais Gráficos História e procedimentos do buril

Cód. Disciplina - Turma

AV202 - A


Sala Laboratório de Gravura IA
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV202 - Laboratório II
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

ATENÇÂO: ESSA DISCIPLINA NÃO SERÁ OFERECIDA NESTE SEMESTRE POIS NÃO ALCANÇOU O NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS. 

 

Docentes

Márcio Donato Périgo

Danilo Roberto Perillo

Critério de Avaliação

A avaliação será contínua e serão considerados os seguintes fatores:

  • Interesse na pesquisa.
  • Processo Criativo.
  • Execução e conclusão dos trabalhos com qualidade.
  • Enriquecimento com elementos externos ao curso como: artigos, visitas a museus, galerias de arte, ateliês de profissionais da área.

Pontualidade na entrega dos trabalhos para a avaliação. 

Bibliografia

BUTTI, M & LETYCIA, A. orgs. Gravura em Metal. São Paulo: Edusp, 2002.

FERREIRA, O. da C. Imagem e Letra - Introdução à Bibliologia - A  Imagem Gravada. São Paulo: Melhoramentos/EDUSP/Secretaria da Cultura,  Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, s/d.

BLACK, P. and HAYTER, D. . The prints of Stanley Willian Hayter. Londres:

Phaidon Press Limited, 1992.

FAJARDO, E. e outros. Oficinas: Gravura. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.

CASTLEMAN, R. Prints of the twentieth century - a history. Londres: The Worldof Art- Library, Thames and Hudson, 1976.

La Camera degli sposi di Andrea Mantgna - Michele Cordaro, Editora Electa; coleção Pesci Rossi; s/d

Conteúdo

-    Informações histórica dos processos da gravura em metal com buril

  • Demonstrações do instrumental.
  • Execução de testes do instrumento.
  • Preparo das pranchas para a gravação.
  • Transporte do desenho para as pranchas.
  • Registro.
  • Impressão.
  • Normas de numeração e assinatura da edição.
  • Composição partindo da matriz gravada para a edição.
  • OBS: Este conteúdo programático não é estanque, mas sim flexível estimulando a possibilidade de buscas diferentes por parte dos alunos.

Metodologia

As aulas serão práticas complementadas por teoria (História dos Processos Gráficos e História da Arte Gráfica), gravuras originais de artistas plásticos, gravadores, livros, visitas a museus e galerias. Os alunos terão acesso livre a um programa em power point intitulado “Manual do Aguafortista – Princípios Técnicos da Calcogravura”.  Os trabalhos serão desenvolvidos individualmente e cada aluno criará o seu projeto. Deverão ser efetuadas pesquisas e em Bibliotecas e pela Internet. Deverão ser apresentados além dos livros, catálogos de exposições de artes plásticas, industriais, artigos e textos em periódicos e revistas.

 

Observação