Pesquisa sobre Neurociência e Educação é aprovada com financiamento FAEPEX | UNICAMP

A Pesquisa intitulada: “Neurociência e Educação: práticas pedagógicas em ambientes de aprendizagem integrados e flexíveis.”, coordenada pelo Prof. Dr. Claudio Lima Ferreira – IA/FEC, foi aprovada com financiamento FAEPEX- UNICAMP – (EDITAL 03/2020 – COMVEST/PRG/PRPPESQUISAS SOBRE INGRESSO,  DESENVOLVIMENTO E PERMANÊNCIA NA GRADUAÇÃO).

O objetivo da pesquisa é contribuir com a discussão e com possibilidades de inovação nos processos de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação da Unicamp, a partir de dois enfoques de investigação propositivos: 1) a partir da aplicabilidade de metodologias ativas/significativas com métodos como o Aprendizado Orientado a Projeto – AOP e da área da neuroeducação com métodos da Aprendizagem Baseada no Cérebro – ABC, que estimulem a aprendizagem reflexiva, criativa e colaborativa no contexto da contemporaneidade, e 2) apontar possibilidades de espaços de aula diferenciados a partir do projeto de ambientes de aprendizagem transdisciplinares e flexíveis no campus da Unicamp (espaço multiuso de projetos, Fablearn Lab, Espaço Maker, entre outros) que viabilize espaços de integração entre os cursos, e estimule nos alunos a reflexão, a colaboração e a criação, baseando-se nas neurociências aplicadas à arquitetura. Além disso, a pesquisa será complementar aos estudos sobre arquitetura e neurociência já desenvolvidos pelo mesmo grupo de docentes e financiado pela FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo, intitulada “Arquitetura e neurociência: correlação entre os mecanismos de memória e atenção e suas implicações na preservação do patrimônio cultural da Prainha em Vila Velha/ES.” Protocolo: 38306.590.36534.08102018.

INTEGRANTES:

Coordenador do Projeto
Prof. Dr. Claudio Lima Ferreira | UNICAMP

Pesquisadoras
Profa. Dra. Melissa Ramos da Silva Oliveira | UVV -Universidade Vila Velha (Pesquisadora)
Profa.  Dra. Rachel Zuanon Dias | UNICAMP (Pesquisadora)

Alunos Bolsistas
Mestrando Tonny Flávio Silva Barbosa | FEC – UNICAMP