Raul Porto - Sete Poemas

 


Ilustração de Raul Porto para "Sete Poemas"de Alberto Amêndola Heinzl, publicado na revista do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, 1958/59.
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“Raul Porto envereda diretamente pelo concretismo, exercitando-se na busca das contradições entre o ótico e o geométrico, termos estes que, no caso, obedecendo a um enquadramento sistemático, supera uma ordem mecânica, apresentando em seus melhores desenhos, em seus pontos modais, uma correlação imprevista e criativa. Seus desenhos são vistosos, mas não param no decorativo e a equivalência do fundo e figura nada mais é que a simultaneidade que torna possível, mediante sisteses inventivas, a estruturação de um complexo dialético de complexos mecânicos” -
[ver mais] - [Waldemar Cordeiro]

 
     
 

Baiana de Lelio Co

 

Protesto III, 1967. Xilogravura –  0,98 x 0,64cm
Bernardo Caro
Acervo Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC.
A obra, adquirida pelo MACC por meio do III Salão de Arte Contemporânea de Campinas, faz parte de uma série de três obras Protesto I, II, e III.

Bernardo Caro utiliza-se de poucas cores (preto, vermelho, verde e magenta) em sua composição. O negro de suas figuras em protesto contrasta com as cores fortes e vibrantes das inscrições, o que faz com que o observador se atente ainda mais para as palavras. É durante esse momento de sua trajetória que o artista se interessa por inscrições, rabiscos e palavras deixadas pelas pessoas nos muros da cidade.

[ver mais] - [Renata Zago]

 
     
 

Baiana de Lelio Co

 


Mulheres x Protesto amarelo, 1971. Xilogravura – 0,71 x 1,06cm
Bernardo Caro
Acervo Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC.

A obra, que também faz parte de uma série de gravuras – Mulheres x Protesto, é uma xilogravura em que o artista emprega poucas cores em sua impressão (preto, vermelho e amarelo). Apesar da figura parecer plana (chapada), com poucas evidências de volume, podemos fazer uma distinção de profundidades. O papel branco utilizado como suporte também funciona como fundo e contrasta com o preto usado em primeiro plano e nos contornos da mulher. - [ver mais] - [Renata Zago]

 
     
 

Manifesto

 


Manifesto do Grupo Vanguarda, 1958
Acervo Pessoal de Geraldo Porto

Com a participação do jornalista e poeta Alberto Amêndola Heinzl, os artistas do Grupo Vanguarda redigem um manifesto contendo os objetivos, princípios e estratégias do grupo, que foi publicado no Jornal do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, em junho de 1958. - [ver mais] - [Renata Zago]

 
   
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