Funarte lança nove editais

Confira o anúncio do site da Funarte:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funarte lança nove editais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro 

Investimentos somam R$ 26,5 milhões para 354 projetos. Premiações serão lançadas em 24 de julho, na Funarte MG

No dia 24 de julho (sexta-feira), o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Francisco Bosco, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, vão anunciar o lançamento de nove editais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro, com abrangência nacional. Ao todo, serão contemplados 354 projetos. Entre os editais estarão três das principais premiações da instituição: prêmios Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, de Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna. O anúncio será na Funarte MG, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, às 16h.

Os editais de circo, dança e teatro vão selecionar juntos 235 projetos divididos entre os Prêmios Carequinha de Estímulo ao Circo, de Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de atividades artísticas, incentivando a criação e a circulação de espetáculos; além de contribuir para a manutenção de coletivos, grupos e companhias; a renovação ou manutenção da infra-estrutura dos circos brasileiros; e promover a formação e fomentar a pesquisa.

Para a música serão dois editais: Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras e Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular*. Neste ano, o primeiro será voltado a orquestras infantojuvenis, contemplando orquestras de música clássica para bairros e comunidades populares. Já o Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular* tem foco na produção da música autoral independente e contemporânea, dividido em dois módulos: “Palcos Permanentes” e “Festivais e Mostras”.

Na área de artes visuais, os prêmios de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Marc Ferrez de Fotografia, de Arte Contemporânea e o Programa Rede Nacional de Artes Visuais – 12ª Edição irão possibilitar a produção artística destinada ao acervo de museus públicos e privados e a realização de oficinas, bolsas e exposições para as galerias e espaços da Funarte, em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG); e de espaços parceiros da Funarte em Belém (PA) e no Recife (PE).

Os editais têm datas de inscrições diferenciadas, que serão divulgadas no evento de lançamento. Todas as informações sobre os editais estarão disponíveis na página eletrônica da Funarte:  www.funarte.gov.br

EDITAIS DE FOMENTO 2015

PRÊMIO FUNARTE CAREQUINHA DE ESTÍMULO AO CIRCO/2015
Objetivo:contribuir para a renovação ou manutenção da infraestrutura dos circos brasileiros; incentivar a montagem, renovação e circulação de números e espetáculos; promover a formação; e fomentar a pesquisa.

PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ/2015
Objetivo:fomentar o desenvolvimento de atividades teatrais, incentivando a criação e a circulação de espetáculos; além de contribuir para a manutenção de coletivos, grupos e companhias.

PRÊMIO DE ARTES PLÁSTICAS MARCANTONIO VILAÇA – 8ª edição
Objetivo:incentivar produções artísticas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos, fomentando a difusão e a criação das artes visuais e fortalecendo a memória cultural brasileira.

XV PRÊMIO FUNARTE MARC FERREZ DE FOTOGRAFIA
Objetivo:selecionar  projetos no campo da fotografia que visem estimular a reflexão e experiência artística, além do compromisso com a formação de público, com a inclusão social e a sustentabilidade.

PROGRAMA REDE NACIONAL DE ARTES VISUAIS – 12ª EDIÇÃO
Objetivo:selecionar projetos que promovam o intercâmbio entre os estados federativos brasileiros, por meio de oficinas, seminários e residências, ligados às artes visuais.

PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2015
Objetivo:selecionar projetos de exposição, na área de artes visuais, a serem realizados nas cidades de Brasília, São Paulo e Belo Horizonte (galerias e espaços da Funarte), e Belém/PA e Recife/PE (espaços parceiros da Funarte), a fim de estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências da arte contemporânea brasileira.

PRÊMIO FUNARTE DE APOIO A ORQUESTRAS
Objetivo:
apoiar necessidades específicas dos conjuntos orquestrais para assegurar a seus instrumentistas a realização de apresentações públicas com instrumentos musicais nas melhores condições possíveis, propiciando a melhoria da qualidade técnica e artística das orquestras; e visando a sua sustentabilidade.

PRÊMIO FUNARTE DE PROGRAMAÇÃO CONTINUADA PARA A MÚSICA POPULAR
Objetivo:
voltado para a música brasileira contemporânea, engloba a música que se faz no Hip Hop e uma série de outros gêneros da canção e da música popular feita no Brasil, tanto no módulo de Palcos Permanentes quanto no módulo de Festivais e Mostras.

*Inicialmente,o títulodesta premiação foi publicado com Prêmio Funarte Palcos de Música Popular, sendo posteriormente alterado para Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular, que abrange outros gêneros, como o hip-hop, por exemplo.

PRÊMIO FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA/2015
Objetivo:
fomentar o desenvolvimento de atividades de dança, através da circulação nacional de espetáculos, atividades artísticas de profissionais com trabalho consolidado e de novos talentos.

Lançamento dos Editais de Fomento – Funarte – 2015

Dia 24 de julho, sexta-feira, às 16h

Local: Representação da Funarte MG
Rua Januária, Nº 68, Floresta – Belo Horizonte – Minas Gerais (MG)
(31) 3213-3084 |3213-7112
funartemg (arroba) funarte (ponto) gov (ponto) br