Pós-graduação em Música

Pós-graduação em Música

Processo seletivo 1º 2020

Resultado Final

Aprovados na 1ª Fase do Processo Seletivo Música 2020

https://www.iar.unicamp.br/si/public/cpg/result/avaliacao/4

Locais de prova da 2ª Fase do Processo Seletivo Música 2020

Prova Teórica:

17/10/2019 – 9h às 13h

Sala PB05, PB06 e PB07 – Prédio: Ciclo Básico II. Andar: 1o
Ciclo Básico II – R. Sérgio Buarque de Holanda, 290 – Cidade Universitária, Campinas – SP

Prova Prática e Entrevista:

Salas de Aula da Música no Instituto de Artes/Unicamp
Rua Elis Regina, 50 Cidade Universitária – Zeferino Vaz, Campinas – SP

Consulta de salas, datas e horários

O Programa de Pós-Graduação em Música – Mestrado e Doutorado – do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constitui um centro de estudos musicais que conjuga a pesquisa e a prática artística em vários gêneros musicais – da música experimental contemporânea à música popular e à música de tradição histórica – em suas dimensões teórico-conceituais e práticas.

Implantado em 2001, surgiu do desmembramento do programa de Pós-Graduação em Artes, tornou-se o programa com maior número de alunos de Pós-Graduação em música do Brasil, bem como o primeiro a implantar um curso de Doutorado em Música no Estado de São Paulo.

Atualmente, seus cursos de Mestrado e Doutorado convergem seus estudos para uma única área de concentração – Música: Teoria, Criação e Prática – fomentando a visão de que performance, criação e estudo crítico são igualmente relevantes à pesquisa em música. Esta Área de Concentração engloba três linhas de pesquisa:

Estudos instrumentais e Performance musical: Estudo da música privilegiando a performance musical e a prática interpretativa em instrumento musical, canto ou regência, abordando repertórios de épocas diversas e contemplando metodologias com objetivos performativos (considerações históricas e técnicas), artísticos e pedagógicos.

Música, Cultura e Sociedade: Estudo da música, tendo como objeto privilegiado as relações entre música e sociedade, música e história, música e cultura (musicologia, etnomusicologia, sociologia da música, estudos da música popular e música aplicada à dramaturgia, audiovisual e mídia), bem como processos de ensino e suas relações com os meios de comunicação e produção.

Música, Linguagem e Sonologia: Estudo da música, tendo como objeto privilegiado os processos de criação, desenvolvimento e reflexão em suas implicações no domínio da análise, produção, cognição, recepção e difusão musical, afins aos estudos de sonologia e composição musical.

Afinado ao espírito da Pós-Graduação, que valoriza a associação entre atividades sistemáticas de ensino e de pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp tem como objetivos principais:

1. Produzir conhecimento na área de música, em suas múltiplas vertentes, por meio da pesquisa acadêmica de caráter teórico e/ou artístico;

2.Formar professores qualificados para exercer a docência e pesquisa no ensino universitário no âmbito da graduação e pós-graduação, atendendo ao crescimento da demanda no setor;

3.Contribuir para a formação de um corpo de pesquisadores em Música no Brasil;

4.Incentivar a criação musical e o exercício profissional nos domínios da produção artística e da reflexão teórico-conceitual;

5.Investir no registro e difusão da produção artística e bibliográfica por meios tradicionais e/ou tecnológicos;

6.Contribuir para a divulgação, conservação e documentação do patrimônio musical brasileiro.

Na última avaliação quadrienal da CAPES, nosso Programa de Pós-Graduação em Música progrediu ao conceito 6, tornando-se o PPG em Música mais bem avaliado dentre as universidades paulistas e o segundo melhor avaliado em âmbito nacional. A abrangência de suas Linhas de Pesquisa – as quais contemplam Práticas Interpretativas, Estudos da Música Popular, Processos Criativos, Processos de Ensino, Música e Sociedade e Sonologia – e o grau de inserção de nossos egressos em Instituições de Ensino e Pesquisa de diversas localidades, consolidam a relevante posição do programa em sua Área em níveis regional, estadual, nacional e internacional, bem como seu potencial de nuclear alunos e pesquisadores de variadas origens geográficas e culturais.

Avaliação e Reconhecimento

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Música receberam nota 6 na avaliação CAPES referente ao quadriênio 2013/2016, e foram reconhecidos pela Portaria MEC 524, de 29/04/08.

A partir de 2018, o Programa de Pós-Graduação em Música passa a fazer parte do Projeto Institucional de Internacionalização da Pós-Graduação da Unicamp pelo Programa CAPES/PRINT.

Comissão de Programa
Coordenador:
Prof. Dr. Alexandre Zamith Almeida
Membros Titulares:
Profa. Dra. Adriana do Nascimento Araújo Mendes
Prof. Dr. Paulo Adriano Ronqui
Membro Suplente:
Prof. Dr. Hermilson Garcia do Nascimento
Representação Discente:
Matteo Ricciardi
Contato: coord_posmusica (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br